DEFEITO

Mais de 190 urnas são trocadas em Minas Gerais, segundo TRE-MG

Só em na região metropolitana de Belo Horizonte foram 55; total de 193 equipamentos que apresentaram algum problema representa 0,42% das urnas usadas neste domingo

Dom, 05/10/14 - 17h30

Terminadas as votações neste domingo (5), 193 urnas precisaram ser substituídas em várias regiões de Minas Gerais. Ao todo são 45.779 urnas no Estado, sendo que menos de 1% - foram 0,42% - registrou problemas.

Entre os motivos estão falhas na bobina, problemas na impressão, no visor, no relógio e no teclado, microterminal inoperante e erro de comunicação. Na capital, foram 44 urnas substituídas, de um total de 4.392, o que representa 1%. Na 34ª Zona Eleitoral, a troca foi de duas urnas, de um total de 268, o que representa 0,75% do total. Na região metropolitana foram trocadas 55 urnas. Só em Betim, das 747 urnas, quatro tiveram que ser trocadas, o que representa 0,54% do total. Na Zona da Mata 33 urnas foram substituídas.

No interior do Estado, as cidades que tiveram urnas com defeito foram: Águas Formosas, Cássia, Brasília de Minas, Diamantina, Itajubá, Itapecerica, Ituiutaba, Juiz de Fora, Leopoldina, Patos de Minas, Pirapora, Prados, Três Marias, Monte Carmelo, Peçanha, Itaúna, Varginha e Canápolis, entre outras.

Apesar dos defeitos apresentados e das substituições necessárias, em nenhum local ainda não foi necessário utilizar a votação manual.

Voto do governador

Uma das urnas que apresentou defeito é a do Colégio Santa Doroteia, no bairro Sion, região Centro-Sul da capital e corresponde a seção onde vota o governador do Estado Alberto Pinto Coelho. Mas a urna já foi substituída. Ele atrasou a sua votação para 13h.

De acordo com a técnica de apoio do TRE, Maria Beatriz Pires de Magalhães, das 19 urnas eletrônicas ativas no Colégio Santa Doroteia (rua Chigado, 240, bairro Sion), apenas esta  apresentou defeito. "Quando testamos as urnas antes do início da votação, a da seção 291 teve um probleminha. Chamamos as pessoas responsáveis pelo suporte técnico e problema foi solucionado", conta.

Atualizada às 17h30

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.