EM BOCAIUVA

Manifestação fecha BR-135 e deixa trânsito lento no local

Cerca de 100 sem-terras ocuparam os dois sentidos da via em protesto pela permanência na fazenda que ocupam; via já foi totalmente liberada, mas tráfego continua lento

Por JULIANA BAETA
Publicado em 03 de agosto de 2015 | 11:32
 
 
Integrantes do MST fecharam a BR-135 em protesto nesta segunda-feira DIVULGAÇÃO/ PRF

O trânsito ainda é lento nos dois sentidos da BR-135, na altura do KM 414, em Bocaiuva, no Norte de Minas, nesta segunda-feira (3). A via já foi liberada após a dispersão dos cerca de 100 manifestantes, mas o tráfego ainda têm reflexos da interdição.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Montes Claros, os dois sentidos da rodovia foram completamente fechados entre 7h e 10h. Cerca de 100 pessoas que ocupam uma fazenda na região, realizaram um protesto para tentar uma audiência de negociação com o Incra a respeito da terra em que vivem.

Eles queimaram pedaços de madeiras e pneus para fechar a via, e também se posicionaram no meio da estrada, inclusive, acompanhados de crianças.

Após negociação com a PRF, o grupo decidiu liberar a via por 20 minutos, quando o tráfego funcionou em esquema alternado. Mas às 10h, eles decidiram deixar completamente o local, após agentes da PRF os convencerem a ir em marcha para a cidade de Bocaiuva sob escolta policial.

São aproximadamente 300 famílias que vivem no acampamento do Movimento dos Sem Terra (MST) na fazenda próxima a Bocaiuva, que reivindicam contra as promessas do Ministério de Desenvolvimento Agrário que não teriam sido cumpridas, além do corte de 50% no orçamento dedicado à Reforma Agrária. 

No auge da manifestação, o congestionamento chegou aos 25 quilômetros de fila de carros em cada sentido. Após a liberação, os efeitos da interdição ainda eram sentidos pelos motoristas, já que o tráfego no local continua lento. 

Veja o vídeo:

Atualizada às 11h50.