Existe Carnaval após a tragédia

Mariana se prepara para abertura da folia nesta sexta

Além de manter tradição do Carnaval de rua, Mariana busca alternativa ao se espelhar em cidades que resgataram essa cultura e se deram bem, como BH onde bloquinhos estão há três anos arrastando turistas por suas ruas

Qui, 04/02/16 - 16h47
Registro da festa ocorrida no centro histórico de Mariana em 2015 | Foto: Divulgação Prefeitura

Três meses após o rompimento da Barragem de Fundão, em Marina, na região Central do Estado, o município se prepara para receber os foliões. A oficial do Carnaval na cidade ocorre nesta sexta-feira (5).

Além de manter a tradição do Carnaval de rua, o município buscou essa alternativa ao se espelhar em outras cidades que resgataram essa cultura e se deram bem, como Belo Horizonte que está há três anos recebendo turistas em função dos bloquinhos que arrastam centenas de pessoas pelas ruas do município, nesta época.

Além dos tradicionais blocos caricatos, também estarão presentes na festa de Mariana bonecos anões gigantes, rodas de samba e shows. No ano em que comemora 320 anos, Mariana revive um dos melhores e mais seguros carnavais do interior de Minas Gerais.

A expectativa da Secretaria de Cultura e Turismo é de a cidade receba cerca de 30 mil visitantes nos cinco dias de folia. Para a realização da festa, a prefeitura investirá R$ 460 mil, com 70% das atrações locais.

Nesse ano, segundo informações da Secretaria de Cultura e Turismo, o objetivo é valorizar os artistas marianenses, além de utilização de logística e demais estruturas sendo contratados na própria cidade. A expectativa é de que o fluxo estimado de 30 mil visitantes por dia fomente a economia.

A abertura oficial da festa acontece nesta sexta, quando haverá concentração na praça da São Pedro, com apresentações de grupos, bandas, circo e baterias.  Em seguida, os foliões seguem até a praça Gomes Freire, onde o prefeito Duarte Junior “Du” entrega a chave da cidade ao Rei Momo, abrindo oficialmente a festa. Logo após, o grupo Gafieira de Ouro se apresentar ao público.

Blocos

Zé Pereira da Chácara,
Circo Volante
Bloconecos “Anões Gigantes”
Os Farrapos

Existe Carnaval após a tragédia

Com o rompimento da barragem de Fundão, ocorrida em 5 de novembro de 2015, que acabou com o subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, o prefeito do município Duarte Júnior afirmou, em dezembro, que houve uma queda no turismo local.

O objetivo é que o tradicional Carnaval da cidade histórica faça com que os  foliões outras cidades ou Estado voltem a comparecer a festa do município e a gerar mais retorno econômico, segundo informou a prefeitura. 

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.