INVESTIMENTOS

Minas se prepara para ter o maior polo de moda do Brasil

Fashion City deve gerar cerca de 6.500 empregos quando estiver em operação

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 26 de julho de 2013 | 15:49
 
 

O governador Antonio Anastasia assinou, nesta sexta-feira (26), o protocolo de intenções com o Fashion City Brasil, empreendimento do setor de moda que será instalado em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte. O Fashion City receberá o investimento de R$ 141 milhões, que poderá chegar a R$ 280 milhões com os investimentos a serem feitos para a implantação de lojas pelos empreendedores que se instalarem no espaço. A expectativa é de que o Fashion City seja o maior polo de moda do Brasil.

As obras serão iniciadas em setembro deste ano e o Fashion City deverá começar a executar suas atividades no primeiro semestre de 2015. A previsão é que, durante o período de implantação, sejam gerados 1,5 mil empregos diretos e outros 750 indiretos. Quando em plena operação, deverão ser gerados 1,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.

Anastasia ressaltou a importância do polo de modas para o fortalecimento da RMBH. “Tenho certeza que com muito planejamento, com muito trabalho e esforço, nós teremos algo aqui que será uma âncora do desenvolvimento da nossa Região Metropolitana e de nosso Estado. Quando entrei em detalhes mais profundos para conhecer o empreendimento, notei, de fato, a sua ousadia”, disse.

O presidente do Fashion City, Gilson Amaral, afirmou que os investimentos realizados pelo Governo de Minas nos últimos anos no Vetor Norte foram imprescindíveis para a escolha da região. “A região do Vetor Norte é indiscutível. Temos o nosso cliente hoje com um problema de tempo e nós precisamos otimizar o deslocamento dele”, ressaltou Gilson Amaral, ao citar a facilidade de acesso ao local, por meio das rodovias MG-424 e LMG-800. O empreendimento será erguido a quatro quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

Fashion City

O empreendimento será erguido em terreno com área de 200 mil m² . Em sua primeira fase terá 86 mil m² de área construída, 26 mil m² de área bruta locável e 12 mil m² de área para eventos, incluindo hotel com 350 leitos. Ao todo, serão 500 lojas representantes de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compondo o espaço, estruturado a partir de uma criteriosa curadoria que irá garantir uma oferta completa de produtos de qualidade aos clientes varejistas.

O Fashion City ainda é o único one-stop-shop do Brasil, modelo no qual o cliente que viaja para efetuar suas compras já desembarca praticamente dentro do mall, o que representa mais agilidade, conforto, praticidade e eficiência para os negócios.

O empreendimento também contará com agências bancárias, correios, agências lotéricas, espaço kids, escritórios, centro de apoio ao turismo, estacionamento com cerca de 1 mil vagas para carros e ônibus com completa estrutura de rodoviária e apoio logístico. Também vai oferecer transporte gratuito em vans, no sistema “bate e volta”, no circuito de hotéis, terminais de ônibus e principalmente nos aeroportos da Pampulha e Confins. O espaço terá área para eventos, salas para cursos, lojas de souvenires, viagem virtual, lounge com praça de alimentação.

De acordo com o protocolo de intenções, os profissionais que atuarão no Fashion City serão recrutados preferencialmente em Pedro Leopoldo e nas cidades do entorno e contarão com o apoio de um programa de qualificação de mão de obra preparado pelo empreendimento. Na fase de obras, também deverá ser dada preferência para fornecedores e prestadores de serviços, inclusive empresas de projeto de engenharia e de construção civil, sediados em Minas Gerais.

Pelo protocolo, o Governo de Minas deverá viabilizar, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), linhas de crédito ao Fashion City para capital de giro e investimentos fixos. Por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), o governo prestará apoio e assistência ao empreendimento durante as fases de implantação e operação do projeto.