A Câmara Municipal de Nova Lima realizou nessa quinta-feira (19) uma audiência pública com objetivo de debater as consequências do empreendimento minerário da Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) na Serra do Curral. O licenciamento ambiental para a empresa foi aprovado no sábado (30) pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Estadual (Copam) e, desde então, tem levantado diversas discussões.
A vereadora Juliana Sales (Cidadania), autora do requerimento para audiência pública, destacou a importância de inserir a população de Nova Lima nos debates sobre o empreendimento.
“Debater com a população de Nova Lima esse tema de alta relevância é incluir o cidadão nas decisões que impactam diretamente suas vidas e as vidas futuras. Queria estar debatendo nesse momento a proteção à Serra, e não a sua exploração. Nesse sentido, afirmo com toda a certeza e convicção que sem sustentabilidade a vida se tornará insustentável. E a irreversibilidade dos danos será um lamento na voz da nossa história”, disse ela.
Estiveram presentes na audiência membros do Legislativo Municipal e Estadual, Executivo Municipal, membros da sociedade civil, entidades e ambientalistas. Representando a Câmara de Belo Horizonte estavam as vereadoras Duda Salabert (PDT) e Bella Gonçalves (PSOL), contrárias ao empreendimento.
Segundo a vereadora Juliana Sales, ainda há muito a se debater sobre a questão da mineração na Serra do Curral. “Pretendemos sair daqui refletindo sobre o presente que queremos para garantir o futuro que nos espera, afinal, a sustentabilidade da nossa vida é a chave para a garantia da existência de todos nós", disse ela.
A vereadora afirmou que, na próxima semana, irá apresentar um projeto de lei visando o tombamento da Serra do Curral no território de Nova Lima.
---
O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.