Homenagem

Missa para Nossa Senhora Aparecida reúne milhares de fiéis em Contagem

O clima foi de muita emoção entre os fiéis de várias idades que estavam presentes; veja imagens

Qui, 12/10/17 - 17h28

Muitos católicos acompanharam na manhã desta quinta-feira a missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A celebração foi na Praça de Cemig, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O clima foi de muita emoção entre os fiéis de várias idades que estavam presentes.

A missa, que ocorre há 33 anos,  foi celebrada pelo bispo dom Otacílio Ferreira de Lacerda. Segundo ele, são 300 anos de história de devoção à Nossa Senhora Aparecida e essa devoção além de alcançar graças junto de Deus, renova o compromisso da filiação para com Nossa Senhora e também na busca de caminhos mais fraternos. “Uma boa devoção consiste em imitar as virtudes daquele santo, e Nossa Senhora, melhor do que ninguém, nos apresenta virtudes maravilhosas a serem vividas na fidelidade ao seu filho”, afirmou o bispo.

De acordo com dom Otacílio, além da missa na Praça da Cemig, paróquias também celebraram o dia de Nossa Senhora Aparecida. “A devoção à Nossa Senhora está muito forte e muito viva no coração do povo de Deus, principalmente nestes dias tão difíceis que estamos passando”, comentou.

Sobre os tempos difíceis que o país enfrenta, o bispo disse que se nós de fato vivermos o evangelho, vamos reencontrar o caminho de tempos novos e de superação. O religioso lembrou sobre a palavra do Papa na quarta-feira, onde Francisco disse que o Brasil passa por um momento difícil e o apelo à unidade passa pela solidariedade e pela justiça. Sobre o futuro, dom Otacílio afirmou: “ Voltar aos princípios da nossa fé, será o caminho de saída. Não há solução mágica. Eu creio que a honestidade, a ética, o respeito e a promoção do bem comum são o caminho que a gente tem que trilhar.”

Nem o sol forte e o calor afastaram os fiéis, que permaneceram durante toda a missa. O motorista Marcelo de Araújo Custódio, que estava vestindo uma camiseta de Nossa Senhora Aparecida, contou que todo o livramento de acidentes que ele tem, é por conta da devoção à padroeira. “A fé da gente sempre é maior do que qualquer adversidade”, afirmou.

Na missa também foi celebrada a solidariedade às vítimas da tragédia de Janaúba. O pedido do bispo para Deus é para que fatos como esse jamais se repitam e que as pessoas valorizem a vida um do outro como templo sagrado de Deus. “Não à violência. Não à agressão da vida. Não basta uma comoção momentânea. É preciso um compromisso permanente em favor da vida, em favor das crianças, dos idosos e dos enfermos. A vida é sagrada”, finalizou.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.