Moça sob suspeita de encefalite está no CTI

Ter, 31/10/06 - 00h02

Uma mulher de 38 anos " que não teve o nome divulgado " continua internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital São Domingos, em Uberaba (Triângulo Mineiro), sob a suspeita de ter contraído o vírus da encefalite viral de Sant Louis (SLV).

O caso é o quarto ainda sob investigação pela Secretaria de Estado da Saúde, que já descartou outros 18 somente este mês. Segundo o médico infectologista do hospital, Hector Luiz Coraspe, a paciente apresenta uma síndrome neurológica que pode ou não ter sido provocada por uma encefalite.

"Ainda é cedo para afirmar que se trata da doença. Estamos acompanhando o caso de perto e fazendo apenas o tratamento sintomático. As amostras já foram recolhidas e enviadas para as autoridades de saúde", esclareceu Coraspe.

De acordo com o médico, a vigilância sanitária foi notificada em todos os níveis por causa de um surto da doença em Ribeirão Preto (SP). Apesar de ser moradora da cidade, nos últimos dias a paciente teria estado na região de Ribeirão Preto.

Uberaba é uma das 104 cidades mineiras que fazem parte do programa de alerta da secretaria para o risco da doença. A encefalite viral de Sant Louis é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo vírus Saint Louis e transmitida pelo pernilongo comum (Culex).

É caracterizada por inflamação e lesão de meninges e do parênquima (tecido) cerebral. A doença não é transmitida de pessoa a pessoa. Seu período de incubação pode variar de cinco a 15 dias. Os principais sinais e sintomas são febre, cefaléia, mialgia, náuseas, vômitos e sonolência.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.