GRANDE BH

Moradores de Sarzedo liberam MG-040 após quatro horas de interdição

Grupo, que reclama do tempo de demora de coletivos, fechou a estação de ônibus; até esta tarde os manifestantes continuavam impedindo a entrada e saída de coletivos no Terminal de Sarzedo

Por CAROLINA CAETANO
Publicado em 25 de maio de 2015 | 07:03
 
 
Clima chegou a esquentar entre os manifestantes e a PM Alex de Jesus/O Tempo

Após mais de quatro horas de interdição, a MG-040, que havia sido interditada por cerca de 200 moradores de Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi liberada no fim manhã desta segunda-feira (25). No entanto, o grupo, que pede melhorias no transporte público, segue interditando o Terminal de Sarzedo, por onde passam 11 mil pessoas diariamente. 

De acordo com a técnica de enfermagem Mirian Machado, de 32 anos, os problemas se arrastam desde o ano passado. “Não conseguimos fazer mais a integração no terminal rodoviário, com isso temos que pagar R$ 4,50. Além disso, o tempo de espera por ônibus é longo. Nunca temos um retorno satisfatório”, explicou a moradora.

Segundo ela, por causa do protesto, nenhum coletivo da empresa Saritur roda nesta manhã. Os manifestantes exigem a presença do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), Murilo Valadares, de um representante do Ministério Público e da Saritur.

O grupo chegou a colocar fogo em pneus e a Tropa de Choque precisou ser acionada na rodovia.

A assessoria de imprensa da Saritur informou à reportagem de O Tempo que apenas o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) pode se manifestar. O sindicato informou apenas que esteve presente na manifestação através do Departamento de Controle e Operação e que o Consórcio Metropolitano, juntamente com a Setop, cuidarão de tomar as providências necessárias para manter a qualidade do transporte e o conforto/satisfação da população. 

A prefeitura da cidade informou que o secretário municipal de governo Otávio Pinheiro está em contato com os manifestantes.

Revisão do sistema já está em andamento, diz Setop

Procurada pela reportagem, a Setop encaminhou uma nota em que afirma que a revisão de todo o sistema de transporte público coletivo já está sendo realizado. "Sua conclusão será discutida e apresentada aos usuários até o final deste ano", garante a secretaria.

Além da revisão, que é considerada necessária pela pasta diante dos transtornos vividos pelos usuários do sistema, que foi "implantado sem qualquer diálogo com a população no decorrer do ano de 2014", também conforme o texto divulgado, a nova gestão estadual estaria buscando ainda soluções pontuais para os problemas considerados mais críticos.

"Para isso, (a Setop) tem realizado reuniões periódicas com usuários, legislativos e executivos municipais para minimizar os impactos negativos do sistema implantado. Esse é o caso dos municípios de Sarzedo e Mário Campos, cuja integração ao sistema se dá pelo Terminal de Sarzedo", diz a nota. A secretaria afirma ainda que mudanças já foram realizadas e discutidas com usuários e autoridades, entretanto, algumas das demandas não puderam ser aplicadas por inviabilidades técnicas, exigindo estudos aprofundados. 

Entre os temas que ainda precisam passar por estudos está o atendimento ao bairro Masterville, às margens da MG-040. "A Setop continua buscando uma solução técnica capaz de atender aos 198 usuários do bairro, sem prejudicar os demais 11 mil", finaliza a nota.

Atualizada às 18h07