Gastronomia

Morro das Pedras receberá circuito

Comunidade da região Oeste de BH terá muita comida boa e música com o grupo Samba da Vera

Sex, 18/08/17 - 03h00
“Sanduíche de pernil”, de Ronaldo Evangelista, promete cair no gosto do público | Foto: Leo Fontes

Degustar boa comida ao som de uma roda de samba e de muita gente animada. Essas são as principais atrações que o público encontrará neste domingo (20) no aglomerado Morro das Pedras, em Belo Horizonte. A comunidade receberá a terceira etapa aberta ao público do Circuito Gastronômico de Favelas, das 10h às 18h. No evento serão apresentados seis pratos feitos pelos cozinheiros participantes.

O projeto, que é uma realização da Casulo Cultura em parceria com o jornal Super Notícia e o apoio do Governo de Minas e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), tem por objetivo valorizar os atores gastronômicos das comunidades. Todos os cozinheiros participantes receberam um curso de capacitação e empreendedorismo para dar dicas de como administrar e divulgar melhor seus negócios.

Segundo Valdete de Souza Santana, que é a responsável pelo prato “macarrão maravilha”, participar do circuito tem agregado valor ao seu estabelecimento, que fica na comunidade. “Está sendo ótimo. Portas estão se abrindo. Estou ficando mais conhecida e isso faz com que as pessoas se interessem mais pelo meu comércio. Com isso, estou vendendo mais comida, como prato feito e marmitex”, conta.

Outro ponto importante para ela é a oportunidade de compartilhar conhecimento com outros amantes da culinária. “Conheci pessoas do Alto Vera Cruz, em BH, e do Jardim Teresópolis, em Betim. Trocamos experiências de pratos, foi muito bom”, ressalta.

Já Ronaldo Evangelista de Souza, que participou das duas primeiras etapas nas cidades de Contagem e Betim com o prato “macarrão na chapa”, conta que teve sucesso nas vendas. “Consegui comercializar 80 pratos em cada edição. Deu para encher o bolso”, conta, aos risos.

Para o próximo domingo ele decidiu apresentar outro prato delicioso, que promete repetir o mesmo êxito: um sanduíche de pernil. “Essa receita vai pão, linguiça calabresa, bacon, lombo, ovo frito e um molho tradicional que faço. Estou com a expectativa de vender cerca de cem unidades”, revela Souza.

Para complementar o cardápio do dia, pratos como “feijoada vegetariana” servida pelo Restaurante Flor do Cascalho, “torta de prestígio”, de Eloiza Martins, “segredo do deco”, de Vander Álvaro, e “flor de jiló”, de Maria Raquel Silva, serão apresentados.

A atração musical fica por conta da tradicional roda Samba da Vera, composta pelos músicos Flávio Renegado e Manu Dias.


Serviço

Evento: Circuito Gastronômico de Favelas

Onde: Rua Marco Antônio (em frente ao número 250, ao lado do campo de futebol do cascalho)

Quando: domingo (20)

Linhas de ônibus: 2150 ou 9106

FOTO: Júlia Lanari/divulgação
Valdete Santana fez o prato “macarrão maravilha”

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.