Em vídeo

Motorista tranquilo em enxurrada em MG viraliza; saiba como agir nesta situação

O Corpo de Bombeiros explicou o que se deve fazer caso você fique preso dentro de um veículo durante uma forte correnteza como no caso do vídeo que viralizou nas redes sociais

Qua, 09/12/20 - 17h46
Mesmo com a água na janela do vidro o homem disse que eles estavam em segurança | Foto: Reprodução Vídeo

Um vídeo de dois homens presos dentro de um carro durante uma enxurrada causada pela forte chuva que atingiu a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nesta terça-feira (8), viralizou nas redes sociais. O ator do canal "Porta dos Fundos" Antônio Tablet, postou as imagens brincando:  "A peculiar tranquilidade dos mineiros..."

Apesar do vídeo ter o lado cômico das redes sociais, o Corpo de Bombeiros lembra que existem muitos perigos que podem levar até mesmo a morte em situações como esta. Algumas medidas devem ser tomadas para evitar que a situação se agrave em caso de ficar preso dentro de veículo durante o temporal. 

No vídeo postado pelo ator, o motorista mostra a enxurrada já encobrindo a janela do carro e narra que alguns outros veículos foram arrastados e que o dele estava preso no canteiro central. Apesar da situação caótica, no fim do vídeo o homem diz: "Graças a Deus estamos em segurança". 

 



O que não fazer se ficar preso dentro de um carro em uma enxurrada?

O tenente Pedro Aiahara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais explica o que fazer e o que não fazer em situações desse tipo. "Temos dois perigos principais. Um perigo que é o da própria correnteza se sairmos do veículo. Mesmo aquelas correntezas e enxurradas que podem parecer tranquilas para quem está saindo, a pessoa acha que pode enfrentar. É assim que acontece a situação conhecida como 'afogamento por tropeço' que é quando a força da correnteza pode derrubar uma pessoa e ela não conseguir se levantar mais e mesmo em uma altura muito pequena de água ela pode se afogar. Além disso, existem os bueiros, que não são possíveis de ver por causa da enxurrada, a pessoa pode cair em um e ser levada", explica. 

E o que fazer...

Ainda de acordo com Aihara, o ideal é sempre tentar evitar transitar em áreas que estão sujeitas a alagamentos, mas se você estiver na situação de alagamento dentro do veículo, algumas atitudes devem ser tomadas. "Se o nível da água estiver já na metade da roda, ou seja, no batente da porta, o mais seguro é permanecer dentro do veículo, por que nessa altura de água o carro não vai ser levado pela força da água e se pode ficar dentro dele aguardando o nível da água baixar", destacou. 

"Já se o nível ultrapassar o batente da porta, o ideal é que se abra os vidros, saia pela janela e aguarde na parte superior do veículo, onde uma equipe de emergência vai conseguir fazer a visualização e o resgate com segurança. Quando a altura da água ultrapassa o batente da porta existe a possibilidade do carro ser carregado pela força da água, então é mais seguro que a pessoa esteja na parte superior do veículo. Com a pessoa solta, o resgate é mais fácil. Não é recomendado também a pessoa abrir a porta, por que numa situação de enxurrada, a porta pode funcionar como um leme acelerando o processo daquele carro ser levado pela água", complementa. 

Antes de filmar, chama a emergência

Um outro vídeo registrado na mesma cidade, mostra um homem sendo levado pela correnteza e se segurando a uma árvore. Várias pessoas filmam a cena e uma delas comenta: "Vamos chamar os bombeiros para tirar esse cara daí". Os bombeiros chamam a atenção que antes de filmar o mais importante é acionar o socorro, pois pode salvar a vida. 

"Lembrar sempre também que antes de filmar o mesmo celular que filma é o que liga para o Corpo de Bombeiros. Então antes de filmar, liga para o resgate e passa o maior número de informações possíveis. Mesmo que a situação não envolva você, se viu uma emergência, o ideal é ligar para os bombeiros antes de filmar, isso garante um atendimento rápido e eficaz", conclui o tenente. 
 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.