Transporte

Motoristas da Transoeste encerram greve em BH após salários serem pagos

Moradores do Barreiro tiveram um dia caótico após paralisação nesta segunda-feira

Seg, 24/01/22 - 19h52
Filas nos pontos de ônibus foram registradas na região afetada | Foto: Foto: Videopress Produtora

Chegou ao fim a paralisação dos motoristas da Viação Transoeste iniciada na manhã desta segunda-feira (24). O sindicato da categoria informou que os salários e as férias em atraso foram quitadas no começo da noite. Com isso, os ônibus vão voltar a circular nesta terça (25).

“A situação já normalizou na Transoeste. O patrão quitou os salários atrasados, as férias e metade do vale. Os trabalhadores vão trabalhar normalmente amanhã no Barreiro”, informou Paulo César Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região, à reportagem de O Tempo.

Segundo estimativa do Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo), até 140 mil pessoas utilizam o transporte coletivo na região do Barreiro.

Penalidades

Antes do anúncio da suspensão da paralisação, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou que a concessionária recebeu notificação a cada viagem não sujeita. “Conforme previsto nos contratos com as concessionárias, as empresas não podem realizar interrupções nos serviços”, afirmou em trecho de nota.

As penalidades estão previstas no contrato e “podem ir desde multas operacionais até abertura de processo administrativo”.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.