Trânsito

Move terá sua maior ampliação 

Neste fim de semana, cerca de 63 mil usuários serão incorporados ao sistema da capital e região

Qui, 24/04/14 - 03h00
Início. O horário do início do Move Metropolitano não foi definido; na capital, essa é a terceira ampliação | Foto: GUSTAVO BAXTER / O TEMPO

No próximo fim de semana, o Move (nome dado ao BRT da capital) passará por sua maior ampliação desde que foi inaugurado em Belo Horizonte, em 8 de março. Cerca de 63 mil usuários a mais serão incorporados por dia nessa fase, que inclui novidades no sistema da capital e a inauguração do Move Metropolitano. Toda essa transformação ocorrerá na Estação São Gabriel, na região Nordeste, que continuará em obras. Ao todo, serão em torno de 130 mil passageiros diariamente no terminal, somando o público que já vinha usando o serviço.
 

No sistema municipal, mais duas linhas troncais (que partem do terminal rumo ao centro e outros polos) serão criadas e cinco linhas convencionais deixarão de ir para o hipercentro – elas serão substituídas por alimentadoras, que vão apenas do bairro até o São Gabriel. Com a ampliação, cerca de 56 ônibus por hora deixarão de transitar pela pista mista da avenida Cristiano Machado. Ao todo, serão 80 coletivos a menos por hora dividindo espaço com carros e motos – contando com os 24 que foram retirados desde o último dia 12.

No Move Metropolitano, a meta é reduzir de 117 para 25 as linhas que transitam pela pista mista do corredor – a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) não informou a média por hora. O sistema será inaugurado no antigo terminal São Gabriel (desativado após o Move da capital) e terá duas novas linhas troncais e 31 alimentadoras (veja ao lado).

Ampliação. Entre as duas novas linhas troncais lançadas pela BHTrans, uma delas é a 85 (Estação São Gabriel/Centro via Floresta), que passa a ser uma nova opção para quem hoje já usa a linha 82 (São Gabriel/Savassi via área hospitalar), lançada em 8 de março. A 85 percorrerá parte do corredor exclusivo da Cristiano Machado, antes da Estação Silviano Brandão, entrará para o Floresta, na região Leste, passando por vias como Itajubá, Francisco Sales, Bernardo Monteiro e Alfredo Balena.

“A linha vai atender também a parte alta do centro, como Goiás e Augusto de Lima”, afirmou o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. O trajeto será feito no ônibus padron, modelo parecido com o convencional, porém, com ar-condicionado e outras tecnologias.

A outra linha inaugurada, a 8151 (Estação São Gabriel/BH Shopping via Anel Rodoviário), embora seja chamada de troncal, usará os coletivos antigos. Cesar justifica dizendo que essa linha faz parte do sistema convencional de transporte, e a diferença é que ela estará integrada à Estação São Gabriel e será uma opção para quem quiser ir para o Anel ou Belvedere, na região Centro-Sul.

O grande impacto para os usuários está na substituição das cinco linhas convencionais (5507A, 5502A, 5502B, 5506B e 5506C), que atendem as regiões Norte e Nordeste. Esses coletivos deixam de circular e serão substituídos por linhas alimentadoras, três delas já existentes. Os passageiros, que antes iam em um único ônibus para o centro, são obrigados a fazer baldeação na Estação São Gabriel e pegar o Move ou o metrô.

Evite filas

Cartão. A BHTrans promete reforçar o número de funcionários na bilheteria do São Gabriel e pede que os usuários adquiram o cartão BHBus nos postos Transfácil para facilitar o acesso.

Intervalos
Para diminuir a lotação na estação e o tempo de espera pelos ônibus, a BHTrans promete reduzir de cinco para até dois minutos o intervalo entre as viagens da linha 83D (Centro direta). O número diário de viagens deve passar de 130 para 239. Nas outras linhas também há promessa de aumento.

Preferencial
A nova linha troncal 85 (São Gabriel/Centro via Floresta) só terá corredor exclusivo na avenida Cristiano Machado. Fora dele, usará faixas preferenciais pintadas em avenidas como Augusto de Lima e Alfredo Balena, onde até meados de maio serão instalados radares que detectam presença de carros.

 

Sistema metropolitano terá 31 ônibus circulando na 1ª fase

O Move Metropolitano começará a operar com 31 ônibus novos, de acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). O número representa 10,76% da frota total (288) que vai operar quando o sistema estiver totalmente implantado. A pasta não informou se, no início da operação, todos os veículos serão articulados ou se haverá também modelos padrons.

Os novos veículos circularão nas linhas troncais, que partem da Estação São Gabriel e passam pelos corredores exclusivos. No sábado, começam a funcionar as linhas troncais 400C (que segue direto para o centro) e a 401C (paradora).

Outras 36 linhas convencionais, que atualmente vêm de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas e seguem até o centro da capital, serão substituídas por linhas alimentadoras que irão apenas até a Estação São Gabriel. Nessas linhas, serão usados 110 ônibus convencionais.

Saiba mais sobre o sistema
Antônio Carlos.
Apesar de as obras na avenida Antônio Carlos ainda estarem inacabadas (em fevereiro, no último balanço divulgado, 87,52% estavam concluídos), a BHTrans mantém a promessa de inaugurar o Move no local ainda em maio.

Etapas. Segundo o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, a fase atual é de implantação do sistema de tecnologia nas estações de transferência (ao longo dos corredores). “O que precisa avançar mais é a Estação Pampulha, mas em maio já teremos a estrutura suficiente para inaugurar”.

Copa. Até a Copa, Cesar garante que todo o sistema estará funcionando com sua capacidade máxima.

Vagas. Com a passagem do Move no centro, vagas de estacionamento foram eliminadas e locais de carga e descarga, transferidos para vias transversais. Sobre a insatisfação de moradores do centro e de bairros com as mudanças viárias e no transporte coletivo, Cesar disse que o objetivo é beneficiar a coletividade.

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