Risco

Movimentação de talude em Barão de Cocais sobe para 21 cm nesta segunda

Talude já movimenta 5 cm a mais do que há três dias, quando foi registrado um deslocamento de 16 cm

Seg, 27/05/19 - 09h58
Talude está localizado próximo à barragem Sul Superior | Foto: Flickr

Ouça a notícia

A movimentação do talude norte da mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, na região Central de Minas, subiu para 21 centímetros por dia em alguns pontos isolados. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) na manhã desta segunda-feira (27).

Nesse domingo (26), a movimentação era de 20 cm, enquanto no sábado (25) era de 19 cm, e na sexta-feira (24), de 16 cm. Os moradores de Barão de Cocais vivem uma grande apreensão por causa da possibilidade do rompimento da barragem.

De acordo com documento produzido pela própria Vale, a previsão era que a movimentação provocaria a queda do talude até esse sábado (25).

A preocupação das autoridades é que o desabamento da estrutura, que dá sustentação à mina, gere uma vibração capaz de provocar a liquefação da barragem Sul Superior e, assim, levar ao rompimento da estrutura, localizada a 1,5 km de distância.

Conforme informado na última segunda-feira (20) pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, Germano Vieira, o risco de a barragem entrar em colapso em caso de queda do talude é de até 15%.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.