Itabirito

Mulher de 56 anos cai em penhasco de 30 metros em cachoeira

Vítima precisou ser içada pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros por ter desabado em um local de difícil acesso

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 19 de abril de 2015 | 20:37
 
 
Mulher precisou ser içada pelo helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros CORPO DE BOMBEIROS / DIVULGAÇÃO

Uma mulher de 56 anos de Belo Horizonte ficou ferida neste domingo (19) depois de se desequilibrar em cair de um penhasco de cerca de 30 metros de altura, na cachoeira das Três Quedas, na zona rural de Itabirito, na região Central do Estado. 

De acordo com o bombeiro civil Ronaldo Jorge Pereira, o Corpo de Bombeiros Municipal foi acionado por volta das 11h15. "O local fica na divisa de Ouro Preto e Itabirito. A vítima estava indo passear com a família quando, a uns 30 metros da cachoeira, se desequilibrou e caiu neste barranco que era bem grande", explicou. 

A viatura deles ficou a aproximadamente 3 km do local do acidente, por isso, eles optaram por acionar o helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros, para não terem que levar a vítima caminhando pela trilha. "Ninguém soube explicar, mas ela pode ter enroscado o pé em raízes e caído. Foi graças aos arbustos, que amorteceram a queda, que ela sobreviveu. Se fosse queda-livre certamente ela teria se ferido gravemente ou até morrido devido à altura", garantiu o bombeiro. 

Veja vídeos do momento do resgate:

Aparentemente a vítima sofreu uma fratura na clavícula, mas apenas um raio-x poderia diagnosticá-la com precisão. Após ser imobilizada pelos socorristas, a mulher precisou ser içada da cachoeira através do guincho elétrico da cachoeira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito. Pelo menos 13 bombeiros no total atuaram no socorro.

Ainda conforme Pereira, a cachoeira Três Quedas não costuma ter muitos acidentes. "Mas aqui na região há outras, como a Chica Dona, em Rio Acima, que constantemente resgatamos pessoas muito feridas ou mortas. É muito alta e em local de difícil acesso, muitos acabam escorregando no lodo e caindo lá de cima", comentou o socorrista.