Janaúba

Mulher que socorreu crianças está na UTI por inalação de fumaça

Ao todo, 24 pessoas estão internadas por conta do ataque à creche

Seg, 09/10/17 - 10h07

Duas pessoas que participaram do socorro às vítimas do ataque na creche "Gente Inocente" em Janaúba, no Norte de Minas, deram entrada no fim de semana no hospital da cidade e acabaram indo para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta da inalação de fumaça durante o incêndio. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (9) pela unidade de saúde. 

O pedreiro Elton Batista Oliveira, de 50 anos, deu entrada no hospital na última sexta-feira (6). Pouco tempo depois o seu quadro sofreu um agravo e ele precisou ser levado para a unidade intensiva. A unidade de saúde informou que ele deixou a UTI por volta de 15h.

Já Valéria Aparecida Borges, de 28 anos, chegou até a unidade de saúde no domingo (8) e também precisou ser encaminhada para o UTI.

Os dois inalaram muita fumaça provocada pelo incêndio provocado pelo vigia Damião Soares dos Santos, 50, que derramou combustível no próprio corpo e ateou fogo dentro de uma das salas da creche.  

Durante a madrugada desta segunda-feira um dos garotos que estava internado em estado grave em Belo Horizonte, Matheus Felipe Rocha Santos, de 5 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII. 

A reportagem de O TEMPO conversou com o pai de Matheus no sábado. O eletricista Valdemar Rocha, de 35 anos, viajou no mesmo avião que transportou o garoto e contou que tinha esperança de retornar para Janaúba com o filho vivo. "Tenho muitas coisas para dizer para ele quando acordar. Dizer que eu o amo muito, abraçar muito. O que eu mais quero é ele vivo e com saúde ”, disse o pai. 

Feridos 

Ao todo, 24 pessoas estão internadas por conta da tragédia. Morreram 11 pessoas, sendo nove crianças, uma professora e o vigia que foi autor do atentado. 

No Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, há oito pessoas internadas, seis crianças e dois adultos, duas crianças estão respirando sem ajuda de aparelhos, três estão estáveis (incluindo duas adultas) e duas estão em estado grave.

No Hospital João Paulo II, também na capital mineira, há duas crianças em estado de atenção, que já saíram do CTI. Já no Odilon Behrens, ainda em BH, há três pessoas internadas em estado grave, porém estáveis e sem risco de morte.

No Hospital da Santa Casa de Montes Claros, oito pessoas estão internadas, sendo que duas delas em estado grave, respirando com a ajuda de aparelho e as outras sete estão estáveis. No Hospital Universitário da cidade, há uma criança internada.

Veja a situação dos feridos

:

Em Montes Claros

- Maísa Gabriely de Jesus Santos, 3; 35% de queimadura no corpo, paciente estável
- Thiago Felipe Medeiros Santos, 4; 30% do corpo queimado, paciente estável
- Nicole Mariah, 6; 20% do corpo queimado e queimou a mão toda, paciente estável
- Ruan Emanuel Dias Barbosa, 5; 30% do corpo queimado, paciente estável
- Ycaro Rafael da Silva Soares, 4; queimadura de vias aéreas, Paciente grave, respirando com ajuda de aparelhos.
- Maria Vilma Pinheiro, 51; chegou no Hospital regional com 40% S.C.Q
- Jéssica Morgana Silva Santos, 23; 80% do corpo queimado, paciente grave, respirando com ajuda de aparelhos
-  Patrick Samuel Lourenço de Souza, 3 anos, 30% do corpo queimado/ transferido do Hospital Universitário para o Hospital Santa Casa de Montes Claros no domingo, dia 8; paciente estável
- Julie Mariah, 3 , inalou gases, foi entubada/ Hospital Universitário / Permanece internada na UTI Neonatal em estado grave, mas estabilizado e respira com ajuda de aparelhos

Em Belo Horizonte

- Flavia Nayara Dias, 4; queimadura nos membros inferiores, 80% corpo queimado
- Marcus Vinicius Santos, 3; 20% do corpo queimado
- Gabriel Carvalho de Oliveira, 5; 80% do corpo queimado
- Maísa Barbosa dos Santos, 5; queimadura vias aéreas
- Yasmin Estéfany Nunes Santos, 6; queimadura das vias aéreas
- Raissa da Silva Caetano de Jesus, 5; 45% do corpo queimado e vias aéreas
- Luana Almeida Nogueira, 5; queimadura das vias aéreas
- Nicolas Eduardo Freitas Borges, 4; queimadura de vias aéreas
- Geni Oliveira Lopes Martins, 63; 60% do corpo queimado / paciente estável
- Marley Simone, 42 , professora  com 40% do corpo queimado / paciente estavel
- Daniel Jesus, 4 , inalou gases e foi entubado
- Artur Souza Oliveira, 2, sem queimaduras, vai entubar
- Sara Emanuele , 5 , inalou gás e foi entubada

Em Janaúba 

- Valéria Aparecida Borges,  28
- Elton Batista Oliveira, 50

Atualizada às 20h25

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.