renovação

Novos trens do Metrô de BH entram na última fase de testes

CBTU estima que toda a frota esteja à disposição da população no segundo semestre de 2015

Qui, 03/09/15 - 18h03

O Metrô de Belo Horizonte começa nesta quinta-feira a última fase de testes com os novos trens que passarão a integrar a frota da CBTU. A bateria acontece entre os dias 3 e 13 de setembro. A intenção é avaliar as condições de desempenho, comportamento dinâmico e conforto no interior das composições.

O trem circulará nas estações para a verificação dos requisitos e não poderá transportar passageiros. A CBTU Belo Horizonte estima que toda a frota esteja à disposição da população no segundo semestre de 2015.

Quando entrarem em operação a frota atual passará de 25 para 35 trens . Até o momento, foram entregues  nove novos trens. Cada composição de 4 carros tem capacidade para transportar em média 1300 passageiros por viagem. É esperada uma ampliação de cerca de 50% a oferta de transporte na capital e Região Metropolitana.

Os tens foram adquiridos com recursos do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi repassado pelo Ministério das Cidades à CBTU. O investimento feito na aquisição da nova frota foi de R$ 171,9 milhões.

Os novos trens utilizam um sistema de frenagem que gera energia reaproveitável, são mais leves e por isso consomem cerca de 30% a menos de energia.

Os novos trens contam com ar-condicionado, uma melhor sinalização de posicionamento, melhor sinalização interna para o usuário, a possibilidade de se mudar de vagão já dentro do metrô, melhor acessibilidade para cadeirantes, comunicação com maquinista e maior orientação sobre a localização às pessoas com deficiência auditiva.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.