Norte de Minas

O que sabemos sobre a tragédia que matou crianças em creche de Janaúba

Pelo menos cinco crianças morreram e outras 27 pessoas estão feridas após homem atear fogo nele e nas vítimas

Por Natália Oliveira, Ailton do Vale, Fernanda Viegas, Lucas Gomes, Bruno Inácio
Publicado em 05 de outubro de 2017 | 13:37
 
 
Tragédia comoveu a cidade de Janaúba, no Norte de Minas Foto: Reprodução

Um vigia noturno da instituição invadiu a creche Gente Inocente em Janaúba,  no Norte de Minas, jogou combustível nele e em criançasateou fogo e abraçou as vítimas na manhã desta quinta-feira (5).

As vítimas

Até o momento, autoridades confirmam que cinco crianças e uma professora foram mortas e ao menos 27 pessoas estão feridas. A maioria das vítimas tem entre 4 e 6 anos.

O autor do crime

O autor do crime foi identificado como Damião Soares dos Santos, de 50 anos. Segundo a Polícia Civil, ele premeditou o crime e escolheu a data da morte do próprio pai para executar o plano. Em sua casa, foram encontrados galões de combustível. Ele morreu na tarde desta quinta.

A professora

A professora Heley de Abreu Silva Batista feriu-se ao tentar salvar as crianças. Ela tentou socorrer as crianças durante o ataque na creche Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas, quando um vigia ateou fogo em seu corpo e abraçou as crianças. Ela também morreu na noite desta quinta-feira (5).

O local

O socorro

Vítimas foram transferidas para hospitais de Montes Claros e para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, especializado em tratamento de queimados. As vítimas foram transportadas para a capital de helicóptero e avião.

Os feridos

O Hospital Regional de Janaúba está pedindo a doação de materiais hospitalares e medicação para ajudar no tratamento das crianças atingidas pelo incêndio criminoso.

O que o governo disse

O governador Fernando Pimentel foi para Janaúba para auxiliar as equipes de socorro às vítimas. O presidente Michel Temer disse que, como pai, "imagino que essa é uma perda muito dolorosa".

O que a prefeitura disse

A Prefeitura de Janaúba decretou luto oficial de sete dias por causa da tragédia na cidade.

Atualizado às 22:57