AEROPORTO

Obra de ampliação em Confins é paralisada por falta de pagamento

Em abril, reportagem de O TEMPO teve acesso a ofício que afirma que consórcio não recebe desde fevereiro deste ano

Sáb, 02/05/15 - 19h45

As obras de ampliação de reforma da pista e do pátio de movimentação de aeronaves do aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram paralisadas neste sábado (2), conforme adiantou a reportagem de O TEMPO do dia 21 de abril. A decisão de interromper os trabalhos foi tomada por falta de pagamento desde fevereiro deste ano.

Na ocasião, a reportagem teve acesso a um ofício enviado no dia 1º de abril pelo consórcio Cowan/Conserva, responsável pela obra, à Infraero. No documento, o consórcio relata que, por motivos “alheios à vontade e controle da contratada”, apenas 55,03% das obras do pátio e da pista foram concluídas, e que a Infraero deve à empresa mais de R$ 3 milhões.

Ainda conforme o ofício, a empresa alega que sem o pagamento era impossível, financeiramente, continuar as obras. A BH Airport, que administra o terminal, afirmou à reportagem de O TEMPO ter sido notificada na quinta-feira (30) sobre a paralisação. A empresa declarou que, já que a obra é pública, irá aguardar uma posição da Infraero para se posicionar.

Em abril, a Infraero informou, em nota enviada à reportagem, que a conclusão da ampliação da pista está prevista para junho de 2016. Entretanto, não declarou se os pagamentos estão sendo feitos ao consórcio responsável pelas obras em Confins e nem se recebeu o ofício enviado.

A reportagem também procurou a Cowan, porém não localizou responsáveis para falar sobre o assunto. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.