EM CONTAGEM

Obra que pode diminuir a poluição da lagoa da Pampulha é entregue

A avenida Sanitária Dois foi inaugurada nesta sexta-feira em Contagem e vai mudar o descarte de esgoto na região além de dar acesso aos moradores para outras vias

Sex, 01/07/16 - 19h16

Uma obra que começou em junho de 2013 e faz parte do Programa de Despoluição da lagoa da Pampulha foi inaugurada nesta sexta-feira (1º) em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Se trata da avenida Sanitária Dois, instalada na região do Ressaca, e que vai direcionar o esgoto diretamente para a Estação de Tratamento da Copasa ao invés de ir para a lagoa.

Segundo a Copasa, foram implantados 1,5 quilômetros de redes coletoras e interceptoras de esgoto no local e obra deve beneficiar mais de 35 mil moradores dos bairros Colorado, Milanês e Morada Nova. 

A secretária adjunta de Obras e Serviços Urbanos de Contagem, Renata de Cássia Mascarenhas, explica que a parte da canalização e interceptação ficou por conta da Copasa e a pavimentação, drenagem, meio-fio e sinalização, por conta da prefeitura.

"Isso vai melhorar até a vida desses moradores que antes saíam de casa e se deparavam com o córrego. Hoje, com a nova avenida, cria-se até mesmo um acesso a viaturas da polícia e ambulâncias que, antes, não havia", explica.

A avenida deve possibilitar também o acesso a diversos bairros vizinhos por meio do corredor central (avenida João Gomes Cardoso), que, por sua vez, faz a ligação com avenida Severino Ballesteros, até a região da Pampulha.

Para as obras, 94 famílias tiveram que ser desapropriadas do entorno. 41 delas ainda estão em bolsa moradia a espera de casas que deverão ser construídas pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop).Já as outras famílias foram indenizadas, segua secretária. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.