REGIÃO CENTRAL DO ESTADO

Obras de captação de água do Rio Paraopeba deverão começar em 15 dias

Objetivo é utilizar recurso hídrico para abastecer a população da cidade de Pará de Minas, que sofre com a crise há mais de um ano

Qua, 18/03/15 - 19h18

As obras para a captação de água do Rio Paraopeba, que tem como objetivo abastecer a cidade de Pará de Minas, na região Central do Estado, devem ser iniciadas nos próximos 15 dias. O prefeito Antônio Júlio de Faria, anunciou em entrevista coletiva no dia 7 de março deste ano que a empresa Saneamento Águas do Brasil venceu a licitação para gerir o fornecimento de água da cidade e já está no município para dar inícios aos  trabalhos. A expectativa é de que o serviço esteja à disposição do consumidor em um ano.

Após 35 anos de serviços prestados, o contrato entre a Prefeitura de Pará de Minas e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi encerrado. A administração alegou não ter renovado contrato com a companhia porque a empresa não pretendia investir na cidade, apesar de lucrar R$ 1 bilhão com um contrato de 30 anos. Na época, Copasa alegou que seria necessário um investimento de R$ 100 milhões em obras de ampliação e melhoria de abastecimento de água para resolver o problema na cidade. No entanto, esses investimentos vêm sendo adiados por conta da demora do município em renovar o contrato de concessão.

Após o impasse, em fevereiro, a prefeitura abriu uma licitação, que foi vencida pela empresa Saneamento Águas do Brasil, que atua no Rio de Janeiro, São Paulo e no Amazonas.

Segundo a Prefeitura de Pará de Minas, nem mesmo a proposta da transposição do Paraopeba para Rio Manso irá prejudicar o processo.

Em janeiro deste ano, uma matéria de O TEMPO, da repórter Angélica Diniz, denunciou na época que a nascente do Paraopebas localizada no distrito de Cana do Reino, em Cristiano Otoni, região Central, estava completamente seca.

O manancial é responsável por abastecer grande parte da população da capital e região. E o governo do Estado apresentou no início do ano uma proposta para solucionar a crise de abastecimento na região metropolitana de Belo Horizonte, que prevê a captação de água no manancial. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.