Chuva

Obras de recuperação da Tereza Cristina estarão prontas em 90 dias, diz Sudecap

Superintendente Henrique Castilho participou nesta quinta-feira do programa Alerta Super, da rádio Super 91,7 FM

Qui, 05/03/20 - 18h45
Henrique Castilho. superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) | Foto: Reprodução

O superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique Castilho, afirmou nesta quinta-feira que em 90 dias a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai entregar a avenida Tereza Cristina totalmente recuperada. São 5,2 quilômetros da via que foram destruídos em dois temporais que castigaram a capital mineira no final de janeiro.

“Vamos terminar a Tereza Cristina em 90 dias, tirando os dias de chuva. Entendemos que toda a cidade estará recuperada e bem estruturada, como estava antes, em até seis meses”, afirmou Castilho ao programa Alerta Super, da rádio Super 91,7 FM.

“A Tereza Cristina foi a mais prejudicada. Caiu a primeira chuva forte e depois a segunda, que estragou mais”, disse ele. A obra na Tereza Cristina foi iniciada em 17 de fevereiro e está em torno de R$ 5 milhões, segundo Castilho.

Além da recuperação da avenida, a rede de drenagem está sendo desobstruída, acrescentou. “Ainda tem a parte de limpeza da via e recuperação de canteiros. É um trabalho muito longo, mas como a chuva está atrapalhando, a gente não está conseguindo agilizar como gostaríamos”, afirmou.

Minientrevista

São quantas frentes de trabalho recuperando a cidade?

Começamos em 17 de fevereiro com 221 frentes de trabalho em toda a cidade. Mesmo com as chuvas já terminamos 160. Essas 221 já viraram mais 200, que vão virar mais 200. Temos muito trabalho pela frente. 

Como fazer obras com chuva?

Infelizmente, o trabalho que a gente mais precisa de fazer, que é a intervenção nas vias, que é liberar o recapeamento, tapa-buraco, a gente está tendo dificuldade. Precisamos de pelo menos três dias sem chuva porque a base precisa estar seca. Esse é o grande problema que estamos vivendo hoje.

Como resolver os problemas da Tereza Cristina?

O grande problema que temos em Contagem é o Córrego do Ferrugem, que bate a  90 graus no Arrudas. Quando o Ferrugem vem é muita água. O volume de água que desce para o Arrudas é muito grande. Parece que agora está sendo conversado, o governo do Estado e a Prefeitura de Contagem liberaram um valor para fazer uma das obras. A precisa que isso aconteça, senão não vai resolver nada na Tereza Cristina.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.