Santa Efigênia

Oficina que ensina a andar de bicicleta acontece em praça suja

Membros da oficina Escola Bike Anjo, que ensina pessoas que nunca andaram de bicicleta, fizeram a denúncia no Facebook

Seg, 28/04/14 - 17h23

Em todos os últimos domingos de cada mês um grupo de ciclistas se reúne na praça Arnaldo Janssen, no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, para a realização da oficina Escola Bike Anjo (EBA), que ensina pessoas que nunca montaram em uma bicicleta a usarem o veículo. Entretanto, neste domingo (27), o grupo teve que ensinar os alunos em uma praça repleta de lixos.

Segundo um post publicado na página do Facebook do projeto, a praça foi carinhosamente rebatizada como "Praça dos Ciclistas" pelo fato de uma ciclovia passar pelo local e, por isso, é usada como palco para as aulas. A oficina, que ensina pessoas que querem dar suas primeiras pedaladas,  também acontece em várias outras cidades do país.

“Nesta praça também se realizam duas feiras semanais: Feira das Flores, nas sextas, e Feira Tom Jobim, aos sábados. Infelizmente, as pessoas que organizam e participam destas feiras não tem o devido cuidado com o espaço que ocupam”, denunciou o grupo ao publicar as fotos do estado em que eles encontraram a feita neste domingo.

Ainda no mesmo post, o grupo afirma que este é o estado em que eles normalmente encontram a praça aos domingos em que as aulas são ministradas. “Belo Horizonte precisa que as pessoas tenham mais cuidado com o espaço público. Afinal, elas não deixam a própria casa nesse estado após uma festa, certo?”, finaliza o post do grupo.

Causa seria contrato expirado

Em contato com o chefe da seção de coleta da região Centro-Sul, João Cândido, O TEMPO foi informado que já estava previsto para a praça ser varrida nesta segunda pela manhã. “A questão é que havia um contrato para a limpeza da praça após as feiras, mas na semana passada esse contrato expirou e, por isso, a praça estava neste estado”, explicou.

Ainda conforme Cândido, o problema do contrato já está sendo solucionado. “Na próxima semana a praça será varrida no mesmo dia da feira, sem deixar qualquer sujeira para o dia seguinte”, garante o chefe da seção de coleta.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.