Triângulo Mineiro

Onda de boatos após morte de assaltantes assusta moradores de Uberaba

Por meio das redes sociais foram espalhadas mensagens dizendo até que membros do PCC chegariam em uma van à cidade

Por Bruna Carmona
Publicado em 10 de abril de 2014 | 18:08
 
 
Na última quarta-feira (9), coletivo também foi apedrejado, porém, no bairro Mangueiras Juliano Carlos / Jornal de Ubera

Após a morte de assaltantes e atos de vandalismo, uma onda de boatos assusta moradores de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Desde o dia 28 de março, quando um ex-presidiário foi baleado e morto por tentar pegar a arma de um militar, foram registrados ataques a cinco ônibus em vários bairro das cidade. No início desta semana, uma troca de tiros entre assaltantes e a polícia terminou com a morte de um dos suspeitos e provocou novos ataques.

Nessa quarta-feira, por volta de 23h, cinco jovens arremessaram pedras contra um ônibus e quebraram o vidro do coletivo, no bairro Mangueiras. De acordo com a PM, ninguém ficou ferido. Os adolescentes fugiram e ainda não foram localizados. Também foram registradas ocorrências de vandalismo em ônibus nos bairros Primavera, Uberaba I e Santa Maria.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar os crimes e uma possível relação entre eles. O delegado responsável pelo caso, Ramon Tadeu Carvalho Bucci, não quis dar detalhes da investigação, mas confirmou que existe a suspeita de que os ataques estejam vinculados à morte de um homem ligado ao tráfico de drogas durante uma ação policial.

De acordo com a Polícia Militar (PM), desde que os ataques começaram, vários boatos sobre arrastões, ameaças de bomba e até sobre a chegada de uma van com membros do PCC circularam entre os moradores, via Facebook e WhatsApp. 

Um comerciante que trabalha no bairro Santa Maria e preferiu não se identificar disse que ouviu boatos sobre um arrastão que aconteceria em cinco bairros da cidade, em retaliação pela morte de um traficante. Segundo ele, a história se espalhou pela internet, mas nada aconteceu. "Até pediram que o pessoal evitasse sair a noite, mas ninguém apareceu", conta.

A PM informou que a origem de algumas das falsas informações já foi identificada. Ainda de acordo com a corporação, parte dos responsáveis por espalhá-las estão usando fotos de carros incendiados baixadas na internet como se fossem de ocorrências em andamento para espalhar o terror nas redes sociais.

A corporação chegou a receber vários acionamentos via 190 para verificar casos relativos a estas imagens, mas nenhum deles foi confirmado. Desde que começaram os atos de vandalismo, a PM intensificou a realização de operações para garantir a segurança da população, que geralmente acontecem duas vezes por semana. O reforço acontece em todos os bairros da cidade.

Prisões 

Dois adolescentes, de 13 e 17 anos, foram apreendidos na noite dessa quarta-feira (9), depois de atear fogo em um sofá. O caso aconteceu por volta das 23h, no bairro Vila Esperança, que fica próximo à BR-262.

A Polícia Militar foi informada da ocorrência e conseguiu controlar o incêndio, que não atingiu grandes proporções. Segundo a corporação, a intenção dos menores era provocar tumulto na região, inspirados pelos atos de vandalismo. Ao ser abordado pela polícia, o menor de 17 anos ficou muito nervoso, chorou e chamou pela mãe.

O caso foi registrado na 15ª Delegacia de Polícia de Uberaba e será investigado.