Barreiro

Ônibus bate em casa no bairro Lindeia em BH e deixa oito pessoas feridas

Veículo da linha 1130 teria perdido os freios, segundo relato do motorista ao Corpo de Bombeiros

Sáb, 08/02/20 - 19h16

Um ônibus invadiu uma casa e deixou aproximadamente dez passageiros feridos na noite deste sábado (8) no bairro Santa Maria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

Segundo moradores da rua Manjericão, o motorista do coletivo da linha 1130 (Palmares 1ª Seção/Belo Horizonte) teria dito que, ao dar passagem a um veículo que vinha em sentido contrário, o ônibus teria perdido os freios e para evitar um acidente maior, ele teria jogado-o em direção a uma residência. Ainda segundo relatos, chovia forte no momento da batida.

A casa mais atingida pertence à administradora Clarice Cerqueira, de 40 anos. Ela estava no segundo andar do imóvel com a mãe de 82 anos quando ouviu um barulho muito alto. “Minha mãe pensou que fosse trovão pois chovia muito na hora, mas quando fui ver era um onibus que tinha atingido a casa”.

Ainda segundo ela, no momento da batida, os passageiros ficaram desesperados e gritavam muito. O motorista teria ficado preso às ferragens e outro passageiro que estaria na parte frente do coletivo também teria se machucado muito. Porém, ainda não há identificação das vítimas nem informações sobre o estado de saúde delas.

A casa vizinha também teve o muro da atingido e o hidrômetro arrebentado, deixando o imóvel sem água. A residência pertence à cabeleireira e manicure Lúcia de Fátima Coelho, de 64 anos, que trabalha em um cômodo próximo ao local atingido na batida. “Eu estava fazendo unha de uma cliente quando ouvi o estrondo. Foi um susto enorme”.

No momento do acidente, o microempreendedor Welbert Carlos da Silva, de 46 anos, estava na porta aguardando a mulher e o filho que voltavam da rua. “Foi quando eu vi o ônibus descendo sem freio e pulei porque se não teria me atingido”.

Ainda segundo ele, não é a primeira vez que acidentes como esse acontecem na rua Manjericão. “Ha pouco tempo, aconteceu o mesmo, mas o ônibus conseguiu parar no passeio”. Por causa dos constantes acidentes, os moradores reivindicam a instalação de quebra-molas ou a transformação da via em mão única”.

Nenhum morador das residências ficou ferido. Segundo a Polícia Militar (PM), as vítimas do ônibus foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu) e Corpo de Bombeiros ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, e às Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) Barreiro, na capital mineira, e JK, em Contagem.

Resposta

Um representante da empresa de ônibus Turilessa esteve no local mas não quis se identificar. Ele assegurou, entretanto, que não é possível que o ônibus tenha qualquer problema mecânico pois são feitas revisões constantes nos veículos. “Se o ônibus apresentasse qualquer problema nem seria colocado para circular”. Ele disse ainda que a empresa prestará assistência às vítimas do acidente.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.