Governador Valadares

Operação desmantela esquema de venda ilegal de armas e munições

As investigações começaram em julho do ano passado

Qui, 22/06/17 - 21h28
Foram apreendidas 110 armas e mais de 50 mil munições | Foto: Divulgação 8ªRPM

Dezesseis pessoas foram presas nesta quinta-feira (22), em sete municípios mineiros, durante a operação Senhor das Armas, que investiga o comércio irregular de armas e munições. A ação, realizada pela Polícia Militar (PM) de Governador Valadares, na região do Rio Doce, com o Ministério Publico de Minas Gerais (MPMG), resultou ainda na apreensão de 110 armas e mais de 50 mil munições.

As investigações começaram em julho do ano passado, quando a PM constatou que pessoas presas em Governador Valadares, envolvidas em crimes como tráfico de drogas e homicídios, confessavam que conseguiam armas e munições no comércio da cidade. Duas empresas tradicionais do município, que têm autorização para comercializar esses produtos, estariam praticando a venda ilegal para pessoas sem autorização de compra ou registro da arma, conforme exige o Estatuto do Desarmamento. Em muitos casos, as negociações eram feitas por meio de aplicativos de mensagem.

“A legislação é bastante rigorosa, e nenhuma das normas era cumprida. Essas empresas abasteciam e fomentavam a criminalidade por meio do suporte de armas e munições”, afirmou o major Fausto Machado, da 8ª Companhia Independente de Policiamento da cidade.

Crimes. Proprietários, funcionários e ex-funcionários e pessoas que compravam e revendiam os produtos foram presos. Eles vão responder por comércio ilegal de arma de fogo e organização criminosa.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.