Oratórios

Padre é preso por roubo de imagens

Fiéis desconfiaram do religioso porque ele pedia dinheiro e não fazia obras na paróquia

Qua, 22/02/17 - 21h13
Prisão de padre chocou população de Oratórios | Foto: Prefeitura de Oratórios / Divulgação

Desde que o padre Paulo César Salgado, de 52 anos, assumiu a Paróquia São José, em Oratórios, cidade da Zona da Mata, os fiéis começaram a desconfiar do comportamento do religioso.

Segundo os paroquianos, ele exigia da comunidade muitas doações em dinheiro, mas não fazia obras no local. Nesta quarta-feira (22), as suspeitas se transformaram em prisão, já que o padre foi preso por suspeita de roubo, receptação e comércio de imagens sacras.

Além de Salgado, foram presas outras três pessoas, sendo dois secretários do padre e um advogado. As prisões preventivas foram expedidas pela Justiça a pedido do Ministério Público (MP), que, há cerca de dois meses, investiga uma quadrilha que revendia as imagens roubadas. Segundo o MP, outros suspeitos ainda são procurados.

Pedofilia

Além de dezenas de imagens sacras e de dinheiro, os policiais militares apreenderam na casa paroquial material pornográfico que envolveria menores de idade. Por isso, o MP investiga se o padre cometeu crime de pedofilia.

Difícil

Paulo César Salgado é pároco da Igreja São José desde 2015. Segundo os fiéis, ele é considerado uma pessoa de difícil trato. Por meio de nota, a Arquidiocese de Mariana informou que decidiu afastar o padre do exercício do ministério, enquanto aguarda o resultado da apuração dos fatos e a sentença judicial no foro civil e no foro eclesiástico. "Lamentamos profundamente esses fatos que ferem o Corpo Eclesial, escandalizam a comunidade cristã e geram desencanto e repúdio".

Atualizada às 9h33 do dia 23 de fevereiro de 2017

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.