Guapé

Pai e filho morrem em queda de monomotor no lago de Furnas

Acidente aconteceu por volta de 15h em Guapé, no Sul do Estado; piloto era proprietário da rádio Santana FM, em Itaúna

Sáb, 30/04/16 - 17h07
Pai, de 55 anos, e filho, de 17, não sobreviveram à queda de um monomotor | Foto: Facebook/Reprodução

O engenheiro industrial e empresário Helênio Antônio Lara e seu filho Samuel Henrique Campos Freiras Lara morreram na tarde deste sábado (30) em um acidente aéreo. Os dois estavam em um avião monomotor que caiu dentro do lago de Furnas, em Guapé, no Sul de Minas Gerais.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM) do município, a aeronave seria um modelo experimental. A corporação acredita que as vítimas do acidente morreram no momento da queda. O monomotor está parcialmente submerso. Dois militares estão no local e aguardam a chegada dos bombeiros e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Como a cidade não possui um Batalhão do Corpo de Bombeiros e a unidade mais próxima está localizada em Varginha, para chegar até o ponto certo do acidente, os bombeiros terão que enfrentar duas horas de estrada.

Segundo a PM, a Força Aérea avisou que uma equipe do Rio de Janeiro está em deslocamento para Guapé com o intuito de apurar as causas da queda. A chegada dos especialistas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Aeronáutica, está prevista para a manhã deste domingo (1º). 

Ainda conforme a PM, a queda ocorreu por volta de 15h perto da comunidade rural de Aparecida do Sul, em Guapé. Ainda não se sabe o ponto de partida nem o destino para o qual a aeronave se deslocava.

Pouco antes da queda do avião, Helênio utilizou o seu perfil no Facebook para fazer check-in no lago de Furnas. 

Carregando...

Helênio era presidente da rádio Santana FM, de Itaúna, na região Centro-Oeste de Minas. A empresa publicou uma nota de pesar em seu site:

"É com extremo pesar que a Fundação Educativa e Cultural São Francisco, Rádio e Portal Santana FM, comunicam o fatídico acidente que vitimou seu Diretor Presidente Helênio Antônio Lara e seu filho caçula Samuel Henrique Campos Freiras Lara na tarde deste sábado.

Ambos sofreram um acidente aeronáutico, na região dos lagos próximos às cidades de Capitólio e Guapé. As primeiras informações são de que a aeronave sofreu uma pane, caindo em uma das lagoas da região.

O SERIPA III órgão responsável pela fiscalização de sinistros aeronáuticos ainda se deslocará para o local do acidente e terá 30 dias para emitir um laudo com as reais causas do ocorrido.

Consternada, equipe, familiares e amigos da Radio Santana FM lamentam profundamente o ocorrido e aguarda a finalização do processo de translado dos corpos para comunicar horário e dia do sepultamento.

Gratos pelas manifestações de pesar. Radio Santana FM".

Acidentes aéreos em 2015:

Conforme levantamento feito por O Tempo, 16 pessoas morreram em Minas, no ano passado, em sete quedas de aeronaves. Na mais grave, em novembro, um jato Cessna caiu em Guarda-Mor, no Noroeste do Estado. Entre as quatro vítimas estava Marco Antônio Rossi, 54, presidente da Bradesco Seguros.

Em junho quatro acidentes – em Monte Carmelo, na região do Alto Paranaíba, Belo Horizonte, Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete, esses últimos na região Central – mataram oito pessoas.

Em julho, no dia 11, duas pessoas morreram na queda de um monomotor em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. No dia 14, outro monomotor caiu, desta vez em Tumiritinga, na região do Rio Doce, matando duas pessoas – o prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz, 39, e um funcionário da prefeitura.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.