Contra redução

Paralisação dos motoristas da Uber em BH tem adesão parcial

A reportagem de OTEMPO tentou falar com alguns motoristas da Uber, mas muitos celulares estavam desligados, justamente por causa do protesto

Qua, 20/09/17 - 14h57

Uma parcela dos motoristas da Uber resolveu aderir a paralisação e mantiveram os aplicativos desligados nesta quarta-feira (20), situação que deve se repetir nesta quinta-feira (21). Em alguns pontos da cidade foi mais difícil para conseguir o aplicativo. A reportagem de OTEMPO tentou falar com  alguns motoristas da Uber, mas muitos celulares estavam desligados, justamente por causa do protesto.

Eles protestam contra um novo desconto de 15% nas tarifas da plataforma em algumas regiões de Belo Horizonte e região metropolitana a partir desta terça-feira (19).  Motoristas que conversaram com a reportagem de O TEMPO disseram que vão deixar o aplicativo offline durante os dois dias em protesto contra a redução. Outros motoristas discordam da manifestação e vão manter o aplicativo ligado.

Por meio de nota, a Uber explicou que a redução de 15% na tarifa no UberX será feita para a integrar a região metropolitana e os bairros que periféricos no aplicativo como um benefício para os usuários.  Segundo a Uber nesses lugares o número de chamadas é baixo e o desconto tem o intuito de aumentar as chamadas nessas regiões e evitar que os motoristas tenham que ir até o centro para realizar corridas. A empresa diz que muitos motoristas moram fora da região central e na região metropolitana. Com isso, a empresa entende que os parceiros seriam beneficiados.

“Para equilibrar ainda mais a oferta de mobilidade em toda região e incentivar o uso da plataforma por parte dos moradores da região, outro aspecto do projeto é a diferenciação de preços. Nas regiões incluídas no projeto de integração metropolitana, os preços do uberX serão 15% menores para os usuários do que os praticados atualmente no centro. A mudança é válidas apenas para viagens de uberX, a partir da terça-feira (19). As categorias UberSELECT e UberBLACK continuam com a mesma política de preços”, explicou a empresa.

No entanto, os motoristas não concordam com a novidade. Só a título de informação tivemos um aumento nos combustíveis em torno de 13% nos últimos 30 dias, a cada dia que passa nosso orçamento familiar fica mais apertado. E a uber na contramão de ajudar os parceiros, nós que geramos faturamento para eles e prestamos um serviço de qualidade para sociedade, veio com uma nova forma de calcular os ganhos, devido a concorrência ter chegado. Mas não se propondo a uma parceria justa reduzindo a tarifa e sacrificando- nos com uma redução de 15% na tarifa em quase toda a região metropolitana de BH”, informaram os motoristas por meio de mensagens do Whatsapp.

A integração com a região metropolitana foi lançada nesta terça-feira (19) com o intuito de expandir o serviço para além da região central de Belo Horizonte. “Na capital mineira, apenas 26% das viagens com a Uber são realizadas nos bairros e  cidades que fazem parte do projeto de integração da região metropolitana, onde se concentra 60% da população. Como um grande número dos motoristas parceiros moram na área de expansão, essa mudança significa mais oportunidades próximas às suas casas, menos deslocamento vazio e, consequentemente, maiores ganhos”, considerou a Uber.

Segundo a empresa o projeto será inicialmente implementado nos bairros de  Barreiro, Venda Nova e na região Norte, além dos municípios de Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Ibirité, Lagoa Santa, Centro de Nova Lima e Sabará. As viagens que começam no Aeroporto de Confins não sofrerão alteração.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.