Conselheiro Lafaiete

Pássaro mantido em cativeiro é achado entre roupas em uma gaveta em MG

Ainda, foram apreendidos outras seis aves em situação irregular e quatro galos, sendo três feridos; um homem foi preso

Qui, 25/06/15 - 12h22

Um pássaro silvestre da fauna brasileira foi encontrado em uma gaveta, entre roupas, em uma casa em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas Gerais, nessa quarta-feira (24). A Polícia Militar de  (PM) esteve na travessa Adriano Chagas, no bairro Rochedo, após receber denúncia de que animais estariam sendo mantidos em cativeiro na casa para prática de rinhas.

No local, a polícia encontrou sete pássaros e quatro galos índio, sendo que três deles estavam com as esporas cortadas, as cristas aparentemente feridas e o local onde cada um estava preso estava sujo, sem comida e com a água estava suja.

Uma veterinária do centro de controle do zoonoses do município este na residência e constatou a situação de maus-tratos. O dono da casa foi preso.

Segundo o Art.32 da Lei 9.605 de crimes ambientais, quem pratica ato de abuso, maus-tratos, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode ter a pena de detenção de três meses a um ano e multa e se ocorre a morte do animal a pena é aumentada de um sexto a um terço.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.