A PARTIR DE JULHO

PBH cancela cirurgias eletivas de pacientes de outras cidades

Quem já estava com procedimento marcado irá passar pelo processo na capital

Por CAMILA KIFER
Publicado em 30 de junho de 2015 | 22:27
 
 

A Prefeitura de Belo Horizonte irá cancelar a partir de julho a realização de cirurgias eletivas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município para pacientes que não sejam moradores da capital. Os procedimentos que já estavam agendados serão realizados normalmente em Belo Horizonte.

Conforme informações da Secretária Municipal de Saúde (SMSA), a medida foi adotada após o Ministério da Saúde estabelecer nova padronização dos repasses para o programa de incentivo às cirurgias eletivas. A medida irá representar, segundo a secretaria, uma redução de R$ 4,5 milhões mensais para o custeio das operações da capital, acarretando uma diminuição de 40% na oferta desse tipo de procedimento.

Por meio de nova, o órgão informou que “está em diálogo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e com o Ministério da Saúde para manter a continuidade ao Programa de Cirurgias Eletivas em toda a sua capacidade”.

Um levantamento do órgão aponta que, de janeiro a abril deste ano, dos 20.095 pacientes que passaram por cirurgia na capital, 8.304 eram moradores de outras cidades.