'Tolerância Zero'

PBH emite mais de 100 autuações por dia contra ônibus irregulares em 3 meses

As multas foram aplicadas durante 1.593 ações de fiscalização, que vistoriaram 8.694 ônibus

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 25 de abril de 2024 | 10:22
 
 
Durante os três meses da operação Tolerância Zero, a prefeitura também recebeu, por meio do canal de WhatsApp, 8.469 denúncias Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Irregularidades em ônibus do transporte público de Belo Horizonte geraram uma média de mais de 100 autuações por dia nos últimos três meses, durante ações de fiscalização da prefeitura da capital. Conforme balanço divulgado pelo Executivo nesta quinta-feira (25 de abril), ao todo, foram m 9.559 autuações, 342 veículos tiveram autorizações de tráfego (AT) recolhidas e 13 veículos foram encaminhados ao pátio do Detran no período.

As multas foram aplicadas durante 1.593 ações de fiscalização, que vistoriaram 8.694 ônibus - alguns deles foram averiguados por mais de uma vez. Segundo o prefeito de BH, Fuad Noman, apesar do alto número de irregularidades, as autuações caíram 77% nos últimos dois meses.

"Nosso grande objetivo é melhorar a qualidade do transporte coletivo de Belo Horizonte. Para isso, fizemos aquela lei e demos seis meses para se adaptarem, foram comprados ônibus, mas o serviço não melhorou na proporção que esperávamos. Então, em janeiro estabelecemos o programa da tolerância zero e estamos fazendo um grande trabalho. A melhoria está acontecendo, as autuações estão caindo, -77% em dois meses). Enquanto tiver um ônibus com problema estaremos atuando 100% neles", garantiu. 

No primeiro mês da Política de Tolerância Zero foram aplicadas 17,6 autuações para cada operação de fiscalização. Neste último mês, foram 4,1 autuações para cada operação. “Esse resultado indica uma redução dos principais problemas encontrados nos ônibus, como as condições dos veículos, ar condicionado, letreiro, elevador, nível de ocupação e viagens omitidas, o que tem gerado um menor número de autuações, mesmo sendo mantido o número de fiscalizações. É um indicativo que a qualidade do sistema está melhorando” ressalta Gabriela Pereira, diretora de Planejamento e Controle da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB). 

Denúncia 

Durante os três meses da operação Tolerância Zero, a prefeitura também recebeu, por meio do canal de WhatsApp, 8.469 denúncias de irregularidades nos ônibus.

Segundo a PBH, a participação dos usuários do transporte público em Belo Horizonte tem se tornado uma importante ferramenta para a política de Tolerância Zero. "Parte das operações de fiscalização busca justamente verificar as informações repassadas pelos usuários, no menor tempo possível", informou a PBH.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) disse que, assim como as empresas responsáveis pelas operações, está acompanhando de perto as ações da PBH.

O sindicato garante que "todos os problemas apontados, são imediatamente corrigidos para que os veículos retornem para a operação o mais rápido possível, visando mitigar ou mesmo anular qualquer impacto na prestação do serviço de transporte público".

A entidade destaca ainda que já foram incluídos 600 novos ônibus no sistema, o que corresponde a 23% da frota da capital, "que, com certeza,  já estão contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço de transporte prestado para toda a população".