DÚVIDA COMUM

PBH responde: é preciso aguardar quatro meses para receber a terceira dose?

Imunização pode acontecer antes dos quatro meses se cidadão estiver regular com a vacinação e for convocado pela prefeitura

Por Gabriel Ronan
Publicado em 21 de janeiro de 2022 | 20:26
 
 
Vacinação contra a Covid-19: terceira dose pode ser aplicada antes dos quatro meses completos da segunda aplicação Foto: Ramon Bittencourt/O TEMPO

Nem sempre o cidadão de Belo Horizonte precisa aguardar quatro meses para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A dúvida é comum de várias pessoas, que convocadas pela prefeitura antes desse prazo se questionam: posso ou não me imunizar? 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, “apesar de a data do cartão ainda não ter completado os quatro meses, os grupos que foram convocados podem se vacinar”. 

Isso porque em alguns casos a data de convocação da prefeitura está um pouco aquém do período de quatro meses, mesmo se a pessoa tiver tomado a segunda dose no dia certo. 

Um exemplo: as pessoas de 47 anos receberam a segunda dose em 29 de setembro. Se for respeitado o período de quatro meses, a vacina de reforço poderia ser aplicada a partir de 29 de janeiro. 

Acontece que a prefeitura convocou os cidadãos dessa faixa etária para a imunização nesta quarta (26/1). Portanto, três dias antes dos quatro meses da segunda injeção. Daí, a dúvida de muitos. 

Em um cenário de proliferação do coronavírus por conta da variante ômicron, cada dia conta. Então, se você já foi convocado para tomar a dose de reforço, corra em um dos pontos de aplicação da prefeitura, independentemente do intervalo de quatro meses. 

Os públicos convocados para a imunização podem ser consultados no site da prefeitura (clique aqui para acessar). Assim como os documentos necessários para a vacinação, horários e locais de aplicação.