Chuva

Pelo menos nove pessoas ficam soterradas durante chuva em Betim nesta sexta

No mínimo duas crianças estão entre as vítimas; outras pessoas ainda podem estar sob os escombros, mas ainda não há confirmação de mortos

Publicado em 24 de janeiro de 2020 | 22:08

 
 
normal

Cinco pessoas foram soterradas na noite desta sexta-feira (24) após o desmoronamento de um barranco no bairro Jardim Teresópolis, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Três crianças e dois adultos foram resgatados. Veja os momentos em que um menino e uma mulher foram tirados dos escobros:

O acidente

"O cenário é de um escorregamento de um talude. Essa terra que escorregou acabou empurrando algumas casas, mas não sabemos quantas, porque é muito escombro retorcido, e sob esses escombros havia cinco pessoas. Graças a Deus foram retiradas por nós com vida", disse Alisson Câmara, comandante do 66º Batalhão da PM.

"Há informações de vizinhos é de que há pessoas soterradas. estamos verificando para ver se confirma a existência de pessoas soterradas e quantas são", concluiu.

"Caso grave. A princípio uma mulher soterrada em um ponto, e em outro ponto tem mais uma mulher e uma criança. E tem mais duas pessoas falando, mas estão presas debaixo dos escombros", disse Ramiro Coelho, superintendente da Defesa Civil da cidade, antes do resgate.

O fato ocorreu no beco Fagundes. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se deslocaram para o local. Viaturas da Polícia Militar também foram até lá.

De acordo com o soldado Victor, da Polícia Militar, durante um patrulhamento, eles receberam a informação de soterramento no bairro Jardim Teresópolis. "A viatura se deslocou até o local. Inicialmente, as primeiras informações foram que, entre as vítimas, tinham quatro crianças, mas estamos ainda averiguando. Pedimos prioridade para ajudar, tendo em vista que o Corpo de Bombeiro está tendo muitas ocorrências na Região Metropolitana e com dificuldade de atender a todas. Voluntários também são ajudando os agentes a tentar salvar as pessoas", disse.

Outra ocorrência

Outro soterramento registrado na cidade na noite desta sexta-feira foi no bairro Duque de Caxias, onde uma casa desabou na rua Londres, soterrando quatro pessoas.

De acordo com Márcio Lana, que é administrador regional, uma criança foi resgatada. Outra vítima conseguiu falar com a Polícia Militar que está no local, mas duas pessoas ainda não foi possível fazer contato.

Em entrevista à rádio Super Notícia 91,7 FM o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, afirmou que a cidade está com uma concentração de chuva histórica. "Betim já passou dos 700 mm em janeiro, e mais de 300 mm foram só nos últimos três dias", disse.

"Há um alerta municipal sobre os riscos da chuva. Não houve um chamamento para catástrofe, mas o rio subiu muito hoje. Conseguimos chegar até aqui minimizando esses efeitos", concluiu.

Esta matéria está em atualização.