Dia de Luta Contra a Aids

Pirulito da Praça Sete será coberto com 'camisinha' gigante nesta quarta-feira

Ação de conscientização será promovida pela Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig)

Por José Vítor Camilo
Publicado em 30 de novembro de 2021 | 23:41
 
 
Pirulito da Praça Sete Foto: Flávio Tavares

Nesta quarta-feira (1º) acontece o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e, visando a conscientização da população de Belo Horizonte para o uso de preservativos, o pirulito da Praça Sete, no Centro da capital, será vestido com uma "camisinha" gigante. A ação é promovida pela Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig).

O "preservativo" será colocado às 7h no monumento, sendo que a ação da associação conta com o apoio da BHTrans, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

O objetivo é chamar atenção da população que passa diariamente pelo ponto histórico de BH para a importância do uso de preservativos.

Ainda conforme a associação das prostitutas do Estado, em Belo Horizonte, a epidemia de Aids segue com uma média de 300 novos casos por ano. "Precisamos continuar informando a população sobre a importância da prevenção, testagem e tratamento". afirma a entidade.

A data

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na época, o objetivo da data simbólica era conscientizar todos os povos sobre a pandemia de Aids. 

"As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta", afirma a Aprosmig.