Emergência MG

Plataforma do Governo de MG permite que mineiros peçam socorro pela internet

O Emergencia MG, um chat online, lançado nesta quarta-feira (29) pelo Governo estadual, vai atender em três plataformas diferentes e promete melhorar o atendimento à população

Por Raquel Penaforte
Publicado em 29 de novembro de 2023 | 13:02
 
 
Governo de Minas lança plataforma de pedidos de emergência Foto: Videopress Produtora

Pedir ajuda para as forças de segurança do Estado de Minas Gerais, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros agora também vai ser possível pela internet. O Emergencia MG, um chat online, lançado nesta quarta-feira (29) pelo Governo estadual, vai atender em três plataformas diferentes e promete melhorar o atendimento às vítimas. O serviço vai funcionar inicialmente apenas na cidade de Lagoa Santa, na região Metropolitana de Belo Horizonte, mas, dentro de um mês, a previsão é que seja expandido para outros municípios. 

“Vai ser implementado primeiramente Lagoa Santa para um período de testes, após esse período, ele começa a ser expandido de forma paulatina para outras cidades. A escolha da cidade foi pela proximidade com Belo Horizonte, por ser uma cidade atendida pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD), por não estar totalmente conurbada ainda com Belo Horizonte, o que dá pra gente fazer essa limitação geográfica, e outros critérios técnicos que as forças de segurança conjuntamente elegeram”, explicou o Superintendente de Integração e Desenvolvimento Operacional da Sejusp Bernardo Naves.

O serviço vai estar disponível no aplicativo de mensagens Telegram, basta abrir a plataforma, digitar Emergência MG e iniciar o chat. Também está disponível no aplicativo do Governo do Estado (MG APP) e pelo site www.emergencia.mg.gov.br.

“No MG APP,  vai ser necessário fazer atualização do aplicativo. Ele já está disponível e é só a pessoa ir na primeira aba do menu,  vai ter o Emergência 190, 193 ou 197. Clicar e automaticamente ele vai abrir o chat. A vantagem do MG APP é que a pessoa já vai estar logada e não precisa passar mais informações no processo de identificação junto ao chat. No site, quando ela entrar, vai precisar fazer todo o cadastro”, detalhou o subsecretário de transformação digital e atendimento ao cidadão Rodrigo Diniz.

Segundo o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD), onde as solicitações via internet serão atendidas, já acontecem cerca de 12.500 ligações de emergência por dia. Em 2022 foram atendidas 4.159.621 telefonemas. A Polícia Militar (190) é a corporação que mais recebe ligações segundo o Centro.  O  CIAD informou também que a qualidade do trabalho das equipes tem como indicador o “nível de serviço de atendimento telefônico”, cujo tempo máximo é de 10 segundos. De todas as chamadas atendidas, 98,31% cumpriram esta exigência.  

Pelas ruas da primeira cidade a ser contemplada pelo serviço, Lagoa Santa, a população comemorou a iniciativa. 

O aposentado Antonio Carlos Carvalho Horta gostou da praticidade que o serviço vai possibilitar.“Quanto mais fácil for para chamar socorro para uma pessoa melhor, é importantíssimo isso. Acho muito lega”, avaliou.

Já a dona de casa Iara Rocha, salientou a importância do serviço para quem não pode falar  na hora de pedir ajuda. “Às vezes a pessoa não pode falar, mas ela vai poder digitar Então, nesse caso ,eu acho que vai ser muito mais fácil, muito melhor para pessoa que não vai poder falar na hora”, disse. 

Presente no evento, o Governador do Estado, Romeu Zema (Novo), falou como o projeto vai ampliar a abrangência de atuação dos servidores da segurança pública.

“Através dessa ferramenta, nós temos absoluta convicção de que vamos dar um passo muito grande no sentido de podermos resolver diversos episódios que hoje são praticamente impossíveis de serem solucionados.  Passaremos a ter o recurso de mensagem, a pessoa poderá estar mandando uma mensagem, e através dessa mensagem nós teremos aqui a condição de tomar as medidas. Teremos a geolocalização, em que a pessoa aciona o local onde ela está e no aplicativo o policial que atende passa a saber onde está aquela ocorrência. Outro ponto será o recurso de imagem, através de uma videoconferência será possível ajudar alguém que está enfrentando uma situação delicada, de uma criança que se engasgou, por exemplo”, afirmou.