Região Centro-Sul de BH

PM em patrulha no Aglomerado da Serra troca tiros com bandidos

Um homem foi baleado e está internado no Hospital João XXIII; militares estiveram no local após criminosos derrubarem postes do Olho Vivo

Ter, 02/08/16 - 08h37
Patrulha acabou em troca de tiros e material apreendido | Foto: Polícia Militar/Divulgação

Um homem foi baleado durante patrulhamento da Polícia Militar (PM), na madrugada desta terça-feira (2), no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os policiais cercaram o local, onde bandidos derrubaram três postes do Olho Vivo e foram recebidos a tiros.

Os militares revidaram a agressão e um suspeito foi baleado em um dos pés. Ele segue internado no Hospital João XXIII, com escolta policial. Este preso já tem passagens pela polícia por receptação e associação criminosa. Um segundo atirador conseguiu fugir.

N local, conhecido pelo intenso tráfico de drogas, os policiais apreenderam uma pistola calibre .45, munição calibre .45 e .38, dois cartuchos de .45 deflagrados, um revólver calibre .38, um cartucho calibre .38 deflagrado, dois rádios comunicadores; 124 pedras de crack; cinco porções de maconha; uma balança de precisão; 44 buchas de maconha e duas toucas ninja.

A PM promete novas vistorias na região.

Entenda o caso

Criminosos usaram um trator para derrubar na manhã desta segunda-feira (1º) três postes que seriam usados como suporte para câmeras do Olho Vivo no Aglomerado da Serra.

Durante patrulhamento de rotina pela avenida Mem de Sá, próximo ao cruzamento com a rua Paulo Renato de Souza, militares do 22º Batalhão da Polícia Militar (BPM) identificaram que um poste que seria usado para a instalação do equipamento havia sido derrubado.

Quase que ao mesmo tempo, a polícia recebeu uma denúncia anônima, pelo 190, informando que traficantes da região haviam usado um trator para derrubar outros dois postes nas ruas Dona Benta e São João.

Em todos os três pontos, a polícia encontrou marcas no chão de pneus que, aparentemente, teriam sido provocadas por um trator ou de algum veículo parecido.

Segundo informou a Polícia Militar, próximo ao local dos atos de vandalismo há várias ocorrências relacionadas há intensa movimentação do tráfico de drogas.

Os policiais fizeram um rastreamento no local, mas não encontraram os suspeitos que teriam derrubado os postes. O trator também não foi encontrado. Os equipamentos seriam colocados próximos a três conhecidas bocas de fumo na região.

A ocorrência foi registrada e encaminhada para 3ª Delegacia de Polícia Civil, que ficará responsável por investigar o caso.

Histórico

No início deste ano, entre o fim do mês de janeiro e meados de fevereiro, uma briga entre gangues rivais se instalou no aglomerado. Durante a última guerra entre os traficantes do Aglomerado da Serra, escolas e postos de saúde ficaram fechados, e linhas de ônibus foram alteradas.

Os conflitos se intensificaram após um desentendimento entre líderes de facções diferentes. Um deles teria levado a namorada em casa, invadindo o terreno inimigo, o que teria sido o estopim para os confrontos.

Equipamentos

Belo Horizonte, conta com 361 câmeras do Olho Vivo instaladas por 39 bairros do município. Dessas, 16 estão em manutenção.

Segundo informou a Polícia Militar, os equipamentos que já estão em funcionamento estão instalados no Centro e nos bairros Savassi, Lourdes, Barro Preto, todos na região Centro-Sul, Santa Tereza, Sagrada Família, Floresta, Horto, todos na região Leste, Betânia, Gameleira, Buritis, Salgado Filho, na região Oeste, São Luiz, Liberdade, São Francisco, Nova Cachoeirinha, Aparecida, Bonfim, Lagoinha, Pedreira Prado Lopes, Ouro Preto, Pampulha, Engenho Nogueira, Caiçara, Padre Eustáquio, Glória, Coração Eucarístico, Vila Primavera, Dom Bosco, Pindorama, Serrano, Califórnia, Monsenhor Messias, nas regiões da Pampulha e Noroeste, Planalto, Itapoâ, Guarani, Floramar, Aeroporto e Serra Verde, em Venda Nova.

Outras 64 câmeras do sistema Olho Vivo estão em processo de instalação nos bairros Serra, Mangabeiras, Sion, São Lucas e Cruzeiro.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Atualizada às 11h05