Cruzamento de dados

PM prende dois suspeitos de tentar explodir caixa eletrônico em Esmeraldas

Os dois presos já haviam cometido outros dois assaltos nos últimos 30 dias, um deles no bairro Tropical, em Contagem, quando uma farmácia foi destruída

Por Pedro Ferreira
Publicado em 22 de maio de 2019 | 12:16
 
 
Agência fica na praça Getúlio Vargas, no centro de Esmeraldas Foto: Google Maps/Reprodução

Dois suspeitos de envolvimento na tentativa de explosão de caixa eletrônico em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram presos na madrugada desta quarta-feira (22) no bairro Nova Contagem, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O crime foi na madrugada de terça-feira (21). Os assaltantes não conseguiram levar o dinheiro.  Eles fugiram e deixaram três artefatos explosivos no local. O material foi recolhido por uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

De acordo com o comandante da 2ª Região da Polícia Militar (PM), coronel Eduardo Felisberto Alves, logo após o crime o comando da sua unidade se reuniu com o serviço de inteligência, para cruzamento de informações, e foi apurado que a rota de fuga dos ladrões era em direção a Contagem, também na região metropolitana.

Os dois presos já haviam cometido outros dois assaltos recentemente, em Contagem. Um deles foi no bairro Tropical, onde uma farmácia foi totalmente destruída com a explosão de um caixa eletrônico, segundo o coronel.

“Fechamos o raio de buscas e encontramos um deles no bairro Nova Contagem, no início da madrugada. Conversamos com ele e o outro foi preso no mesmo bairro”, informou o militar.

De acordo com o coronel, a informação é que pelo menos quatro homens participaram da tentativa de explosão do caixa eletrônico. Os outros dois foragidos já foram identificados, segundo o coronel, mas a identidade deles não foi revelada.

Com a dupla presa, a PM apreendeu um revólver calibre 38 e dois celulares. A Polícia Civil investiga a participação dos suspeitos, que confessaram tudo, segundo o coronel.

Um dos suspeitos teria confessado o roubo de um Ford Ka usado no crime em Esmeraldas. Um dos presos tem prontuário por furto. O outro tem passagens por tráfico de drogas e posse de armas de fogo.

Redução

De acordo com o chefe da sala de imprensa da PM, major Flávio Santiago, as explosões de caixas eletrônicos em Minas caíram 51% este ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Comparando com o período de 2017, segundo ele, essa queda ultrapassa a 70%.

"São 77 presos pela Polícia Militar de 2017 para cá. Fora aqueles que morreram em confronto com a polícia", informou o major, lembrando que são feitos investimentos na PM para esse tipo de combate, entre outras estratégias, segundo ele, como treinamento das tropas do interior, pelo próprio Batalhão de Missões Especiais, que se desloca até às cidades do interior.

 

 

.