em Matipó

PMs são suspeitos de forjar operação de combate a crimes eleitorais

Militares foram presos nesta quarta-feira; eles estariam intimidando eleitores e candidatos em Matipó

Qui, 29/09/16 - 19h28

Três cabos da Polícia Militar (PM) de Minas Gerais foram presos nessa quarta-feira (29), em Matipó, na Zona da Mata, por forjarem uma operação de combate a crimes eleitorais na cidade. A fraude foi descoberta após moradores de Matipó desconfiarem da ação deles, que estavam circulando pela cidade desde a última segunda-feira (26) em uma Duster preta, armados.

Os militares B.A.C. de 34 anos, lotado no 61° Batalhão da PM, de Sabará, na região metropolitana, C.A.F., de 33 anos, do 33° Batalhão, de Betim, na mesma região, e M.S.D., de 34 anos do Batalhão Rotam de Belo Horizonte, foram presos em flagrante pela PM.

“As denúncias seriam que eles estariam acompanhando possíveis compras de votos, alegando que estariam fiscalizando isso, para que não houvessem problemas com relação ao pleito eleitoral no próximo domingo”, afirmou, em entrevista coletiva, o capitão Flávio Santiago, chefe da sala de imprensa da PM.

A Polícia Civil investiga o motivo de os três cabos estarem intimidando eleitores e candidatos em Matipó. Eles estão detidos no 11º Batalhão da PM, na capital, onde respondem pelos crimes de falsidade ideológica, por forjarem a operação, ameaça, associação criminosa e adulteração de veículo, já que a placa do carro usado por eles estava com numeração modificada.

"Para manter a ordem"

Quando os policiais foram presos, dois candidatos a vereador informaram à PM que haviam sido ameaçados pelos policiais. Um dos candidatos, que não quis se identificar, disse que os policiais o abordaram durante um ato de campanha e disseram que “estavam ali para manter a ordem das eleições”.

A Corregedoria da PM abriu um procedimento para apurar as denúncias e acompanhará a investigação da Polícia Civil.

Mentira

Os suspeitos disseram que estavam em Matipó a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O MPMG negou ter solicitado algum apoio à PM para operações na cidade.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.