Região metropolitana

Polícia Civil apreende 500 quilos de materiais explosivos em Ribeirão das Neves

O material estava em uma casa em construção no bairro Hawai e foi levado para a Depatri

Por Natália Oliveira e Raquel Penaforte
Publicado em 04 de fevereiro de 2020 | 11:00
 
 
WhatsApp Image 2020-02-04 at 153643jpeg Foto: Uarlen Valerio / O Tempo

Cerca de meia tonelada de explosivos foi apreendida pela Polícia Civil escondida no quintal de uma casa em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Até o momento, ninguém foi preso, mas a polícia já identificou um possível suspeito de envolvimento com a carga. Um homem de 30 anos, que teria alugado o imóvel, está sendo procurado. Ele já tem passagens por furtos e tráfico de drogas.

"Recebemos a informação de que havia explosivos na casa. Nessa segunda-feira (3) fomos até lá e localizamos o material enterrado em barris. O local estava vazio e as bananas sem o detonador, que faz o material explodir", afirmou o delegado Márcio Nabak, chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri).

Ainda segundo Nabak, a origem do material ainda não foi identificada, mas a equipe de investigação apura se a carga foi roubada ou desviada de alguma empresa ou  pedreira.

As investigações vão continuar para tentar localizar os envolvidos no crime.

Poder de destruição

Segundo a Polícia Civil, com a quantidade apreendida seria possível explodir um prédio de 20 andares, por exemplo.

"Meia banana dessa é capaz de destruir um caixa eletrônico. Aqui tem meia tonelada. Com essa apreensão evitamos crimes em diversas cidades, inclusive fora de Minas Gerais", acrescentou.

Ainda segundo o delegado, o valor de cada banana pode chegar a R$  2 mil no mercado informal.