Reforço

Postos de saúde de Contagem e Betim abrem neste sábado

Em Contagem o intuito é desafogar as Upas que estão lotadas com pacientes com dengue; já em Betim é para vacinação contra gripe

Por Da Redação
Publicado em 03 de maio de 2019 | 12:52
 
 

Os postos de saúde de Contagem e de Betim, ambas na região metropolitana de Belo Horizonte, serão abertos neste sábado (4). Em Contagem a ideia é atender os pacientes com dengue. Já em Betim os postos serão abertos para a imunização contra a gripe.

De acordo com a Prefeitura de Contagem o intuito é desafogar as recepções das cinco Unidades de Pronto-Atendimento (Upas) da cidade. O horário de funcionamento será das 8h às 17h.

As 31 Unidades Sentinelas são equipadas com insumos necessários a esse tipo de atendimento, como aparelhos de medir pressão e material para hidratação venosa e teste de dengue.

Contagem já registrou 13.405 casos da doença, sendo que 1546 foram confirmados e quatro mortes são investigadas. Além da mobilização para atender as pessoas com dengue, os postos também vão participar da campanha de vacinação de gripe neste sábado. A estimativa é que 165.570 pessoas sejam vacinadas.

O público-alvo são gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e professores.

Em Contagem a campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e vai até 31 de maio. No município já foram distribuídas mais de 34 mil doses da vacina.

Betim também terá vacinação contra a gripe

De acordo com a prefeitura da cidade, os 34 postos de saúde vão funcionar das 8h às 17h, estarão abertas para vacinar as pessoas dos grupos prioritários. Postos volantes serão montados também na praça do Mercado Central de Betim (CEABE), das 9h às 12h 30, e no Monte Carmo Shopping, das 13h30 às 17h30.

A campanha continuará até 31 de maio nas 29 UBS que possuem sala de vacina. Neste ano, a vacina está imunizando contra 3 vírus - H1N1, H3N2 e Influenza tipo B. A novidade é a ampliação da campanha para o público infantil. Agora, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) podem se imunizar. A idade máxima era 5 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 103 mil pessoas deverão ser vacinadas contra a gripe em Betim, este ano. A meta é imunizar 90% deste público alvo. Ao ir se vacinar, é importante levar um documento de identificação e o cartão de vacina.

Em 2018, Betim atingiu a meta geral da campanha, alcançando 90,69% de cobertura vacinal. No entanto, os grupos prioritários de crianças, trabalhadores da saúde e gestantes não atingiram esse índice.