Alto Paranaíba

Prefeitura de Coromandel decreta lockdown de uma semana por causa da pandemia

Cidade vive à beira do colapso do sistema de saúde por conta do número de casos de coronavírus

Por Gabriel Moraes
Publicado em 01 de março de 2021 | 21:03
 
 
Cidade tem aproximadamente 28 mil habitantes Foto: Google Street View / Reprodução

A prefeitura de Coromandel, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, publicou nesta segunda-feira (1) um decreto que determina toque de recolher e proibição de circulação de pessoas, o chamado lockdown, durante uma semana, a partir desta terça-feira (2). Medida visa conter o avanço da pandemia de coronavírus na cidade.

Conforme o documento, entre os dias 2 e 8 de março, está proibida a circulação de pessoas nos locais públicos, a não ser que as mesmas estejam trabalhando em ou necessitando de algum serviço considerado essencial. Mesmo assim, isso deverá ser comprovado, e apenas uma pessoa de cada família ou residência poderá se deslocar.

Além disso, neste mesmo período, toda a população deverá permanecer em casa entre 20h e 5h do dia seguinte, "exceto quando necessário o acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência."

Também foi proibida a venda venda de bebidas alcoólicas por quaisquer estabelecimentos, sob pena de suspensão do alvará de funcionamento e interdição. Também não pode-se consumir esses produtos em locais públicos.

Quer for visto sem máscara de proteção estará sujeito a uma multa de R$ 200, conforme o decreto. Ainda, ninguém poderá entrar ou sair da cidade sem justificativa. "Haverá barreiras sanitárias em todas as entradas e saídas do perímetro urbano de Coromandel, com a finalidade orientar e fiscalizar o usuário sobre as medidas de prevenção e contenção ao Covid-19, sendo que ninguém poderá entrar ou sair do município a não ser por motivo justificado", determina.

Funcionamento

Farmácias, padarias, açougues, laboratórios, construção civil e afins poderão funcionar todos os dias até às 18h de portas abertas, com apenas 50% dos funcionários por turno. Já para distribuidores de gás, de água e postos de combustível o mesmo esquema, mas podem ficar abertos até às 20h.

Restaurantes, lanchonetes e lojas de doce podem funcionar até às 20h com retirada no balcão e até às 22h no sistema de entregas. Já supermercados, mercearias e lojas de conveniência devem fechar às 18h, sendo permitida apenas retirada ou entrega durante todo o funcionamento.

Situação

Desde meados de fevereiro, a cidade está à beira do colapso no sistema de saúde. Ao todo, 19 pacientes com a doença foram transferidos de hospitais para outras unidades em Belo Horizonte e Uberaba, no Triângulo.

Atualmente, Coromandel, que tem aproximadamente 28 mil habitantes, tem 1.542 casos confirmados de Covid-19 e 53 óbitos em decorrência da doença.