Sul de Minas

Prefeitura de Pouso Alegre investiga três casos suspeitos de coronavírus

Pacientes, que estiveram na Itália, são de Varginha e foram encaminhados para o Hospital Samuel Libânio

Por Gabriel Moraes
Publicado em 26 de fevereiro de 2020 | 17:47
 
 
Pacientes de Varginha estão sendo encaminhados para o Hospital Regional Samuel Libânio, em Pouso Alegre Foto: Google Street View / reprodução

A prefeitura municipal de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, informou na tarde desta quarta-feira (26) que três pacientes com suspeita de coronavírus estão sendo encaminhados para o Hospital Regional Samuel Libânio (HSL), que fica na cidade.

Segundo o poder executivo, o trio, que é de Varginha, na mesma região, fazia parte de um grupo de dez pessoas que foi recentemente à região da Lombardia, na Itália.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, os sintomas apresentados nos três pacientes são leves. "Os pacientes ficarão isolados e passarão por exames laboratoriais no HSL, para confirmação ou não da infecção pelo coronavírus. Os exames serão enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado", afirmou a prefeitura.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, tentou tranquilizar a população. "Eles estarão vindo para cá, ficarão em isolamento e serão submetidos a exames. É apenas uma suspeita. Não é motivo de alarde. Nós simplesmente estamos pedindo para as pessoas buscarem a policlínica, o HPS do São João, para que nós possamos ter maio segurança", disse.

Se essas suspeitas forem confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o que ainda não aconteceu, esse número em Minas pode subir para cinco, já que em Belo Horizonte duas mulheres estão com a suspeita da doença.

O primeiro caso é de uma mulher de 57 anos residente de Belo Horizonte e que apresentou os sintomas respiratórios no último dia 22 e deu entrada no Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Venda Nova.

Uma outra paciente de 25 anos está internada no hospital Júlia Kubistcheck também com suspeita da doença. A jovem, segundo a secretaria viajou recentemente para a Tailândia, passando no Vietnã, Singapura e fazendo conexão em aeroporto de Abu Dabi e de Madrid durante seu deslocamento.

Caso confirmado

Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem de 61 anos que ficou na Itália entre 9 e 20 de fevereiro.

Ele chegou a São Paulo no dia 21 vindo do aeroporto Charles Charles de Gaulle, em Paris, sem sintomas, como tosse, febre ou gripe. No domingo (23), ele fez uma reunião familiar, quando começou a sentir os primeiros sintomas, e na segunda-feira (24) procurou o Hospital Albert Einstein, onde está internado.