Prefeitura oferece atividades gratuitas para famílias durante as férias

Dezenas de atividades serão ofertadas em parques de toda a capital; crianças e adolescentes também participam de espécie de 'colônia de férias' gratuita

Ter, 16/07/19 - 15h17
Crianças brincam no Parque das Águas, na região do Barreiro, em atividades gratuitas para toda a família | Foto: Alex de Jesus

As férias de julho já começaram e os belo-horizontinos que têm os dias de descanso podem aproveitar em família uma das atrações do BH em Férias, que até o dia 26 de julho percorrerá quatro parques da cidade oferecendo atividades de recreação, circo, esportes, cultura e entretenimento. Completamente gratuito, o projeto é aberto para toda a comunidade e ainda contempla escolas da rede pública.

Mais de 330 crianças de escolas públicas de Belo Horizonte estiveram nesta terça-feira (16) no Parque Ecológico Roberto Burle Marx, conhecido como Parque das Águas, no bairro Flávio Marques Lisboa, na região do Barreiro, como parte do programa. Além delas, moradores da região que foram ao parque também participaram das brincadeiras em camas elásticas, jogos de totó e práticas de arte circense, como malabarismo e acrobacias. Nesta quarta-feira, (17) outras atividades recreativas serão realizadas com mais cerca de 160 alunos.

“É para levar atividades culturais, artísticas, físicas, recreação, para as crianças. Acontece sempre em julho e janeiro. São várias atrações. Temos algodão doce, pipoca, piscina de bolinha, pingue e pongue. É uma atividade aberta a comunidade. Chamamos toda a comunidade para participar. Os parques são lindos e tem muitas atividades boas acontecendo”, disse a analista de políticas públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Márcia Assunção.

“Estamos esperando um grande público. É a realização do nosso trabalho, porque trabalhamos para promover esse momento de lazer, gratuito e de qualidade”, afirmou a gerente do Parque das Àguas, Josiane Aparecida de Jesus. Segundo Josiane, nesse período de férias, a expectativa é receber cerca de 600 pessoas por dia no parque, e mais de 1.000 aos fins de semana. 

Com o filho de 10 anos e o marido, a dona de casa Lucélia Souza, 42, foi até o parque nesta terça-feira em busca de diversão e acabou sendo surpreendida com o projeto. “Nós queríamos fazer algo diferente. Quando percebemos, já estávamos levando meu filho em todos os brinquedos, comendo algodão doce. Foi muito divertido. É algo muito agradável sendo propiciado para nós”, afirmou.

Confira a programação completa do BH em Férias. As atrações começam sempre às 8h e vão até às 17h, com um intervalo de uma hora entre 12h e 13h).

17 de julho: Parque das Águas Roberto Burle Marx - bairro Flávio Marques Lisboa, Barreiro.
18 e 19 de julho: Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado - Pampulha.
23 e 24 de julho: Parque Nossa Senhora da Piedade - Aarão Reis
25 e 26 de julho: Parque Municipal Jacques Cousteau - Estrela do Oriente

Crianças terão espécie de 'colônia de férias'

Paralelo ao BH em Férias e também participando das atividades do projeto está o programa  Escola nas Férias. Até a próxima sexta-feira, pais de alunos, que têm entre 6 e 14 anos, da rede pública municipal podem levar os filhos para se inscreverem nas atividades ofertadas por alguma das 101 instituições de ensino de toda a capital cadastradas no programa. Ao todo, 21 mil crianças já estão inscritas.

O programa, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smad) vai até o dia 19, mas as inscrições podem ser feitas até o último dia. Para realizar a inscrição, o pai, a mãe ou responsável deverá comparecer à Escola e preencher uma ficha. As 101 escolas que participam do programa podem escolher a programação. Além das atividades de lazer, esporte e cultura, ofertadas por meio de oficinas, os participantes também realizam passeios por diversos espaços da cidade. Todos recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde e as atividades são realizadas das 9h às 16h.

A prefeitura informou que os pais precisam estar atentos aos dias de funcionamento das unidades, que podem escolher as datas de execução das atividades. Cada escola tem autonomia para definir a sua programação e os dias de funcionamento durante a semana do Escola nas Férias, contemplando um mínimo de três e o máximo de cinco dias no calendário de atividades. 

Para checar qual a escola mais perto de você que participa do programa, basta entrar em contato com a Gerência de Integração Escola Aberta, por meio do telefone (31) 3277-8870.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.