Atração gratuita

Presépio do Pipiripau reabre com visitação agendada; saiba como retirar ingresso

O patrimônio cultural e afetivo da população mineira, que estava fechado por causa da pandemia, receberá público apenas em dias específicos

Sex, 04/12/20 - 10h43
Presépio do Pipiripau passará por ampliação e terá obras restauradas | Foto: CHARLES SILVA DUARTE / O TEMPO;

Criado no século XX pelo artesão Raimundo Machado, o Presépio do Pipiripau não ficará de fora das comemorações natalinas de Belo Horizonte. Fechado desde março por causa da pandemia, o espaço será reaberto para o público neste mês de dezembro. No entanto, a visitação ocorrerá apenas em alguns dias e após agendamento.

Responsável pelo patrimônio cultural, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG destacou que a marcação de horário é necessária para evitar aglomeração e risco de contágio da Covid-19. Os interessados em visitar o Pipiripau devem acessar este site e retirar o ingresso gratuitamente.

As sessões do Presépio acontecerão até o dia 20, sempre às quintas, sextas, sábados e domingos, às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. A visita será limitada a seis pessoas em cada sessão. "Cada visitante poderá retirar até três ingressos para uma única apresentação. O ingresso, que poderá ser impresso ou apresentado no celular, será conferido na portaria do Museu, juntamente com um documento de identificação do visitante", explicou a UFMG.

A retirada de ingressos será realizada da seguinte maneira:

- ingressos para quinta-feira: retirados até as 17h de quarta;
- ingressos para sexta-feira: retirados até as 17h de quinta;
- ingressos para sábado e domingo: retirados até as 17h de sexta.

Segurança

O uso da máscara será obrigatório durante todo o período de permanência no Museu. Além disso, os visitantes devem higienizar as mãos e manter o distanciamento de outras pessoas. "Também é recomendado que cada pessoa leve sua garrafinha de uso individual, uma vez que bebedouros só estarão operando no formato de reabastecimento de recipientes", informou o museu.

Pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 são recomendadas a não visitar o espaço. "Em breve iremos divulgar também uma programação online sobre o presépio", destacou a UFMG.

História

O Presépio do Pipiripau, criado no século XX pelo artesão Raimundo Machado, sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas em 45 cenas que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo. As sessões são costuradas ao cotidiano de uma cidade com sua variedade de artes e ofícios.

O Presépio fica no Museu de História Natural e Jardim Botânico, na rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês, região Leste de Belo Horizonte.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.