Vazante

Presos esfaqueiam agente penitenciário e 11 deles fogem em rebelião

De acordo com a Polícia Civil (PC), o principal motivo seria superlotação, já que cadeia tinha 51 detidos em um espaço para cerca de 20 pessoas; seis continuam foragidos

Dom, 15/03/15 - 18h12
Presos chegaram a destruir parte da penitenciária durante o motim | Foto: PC/DIVULGAÇÃO

Uma rebelião destruiu parte da Cadeia Pública de Vazante, na região Noroeste de Minas Gerais, e terminou com a fuga de 11 detentos e um agente penitenciário ferido, na manhã deste domingo (15). Segundo a Polícia Civil (PC), responsável pela unidade prisional, o motivo seria a superlotação, já que haviam 51 presos em um espaço para cerca de 20. 

De acordo com o delegado André Luiz, a confusão teve início por volta das 8h30, quando os presos iriam tomar o café e renderam o agente penitenciário de 34 anos. "Eles agarraram ele e agrediram com pedaços de ferro, chuchos (facas improvisadas) e pedaços de madeira. Depois pegaram as chaves e soltaram todos os detentos", contou. 

Soltos na cadeia, os presos destruíram toda a parte administrativa, computadores, câmeras de monitoramento, grades e cadeados. "Foi solicitado reforço da Polícia Militar (PM) que conseguiu deter quatro dos 11 detentos no momento em que tentavam fugir. Já na parte da tarde um quinto fugitivo foi localizado e preso", disse o delegado. 

Até o momento, de acordo com a PM do município, as buscas continuam pelos seis foragidos. Militares da cidade vizinha de Paracatu também se deslocaram para o município para dar apoio nas buscas e para manter a situação no interior da cadeia tranquila. 

"Os presos agora estão no pátio, já que não tem condição de deixá-los nas celas. Pedimos a transferência de todos os 45 presos que continuam aqui e já conseguimos a autorização. Ela deve acontecer no máximo até esta segunda-feira (16)", afirmou o delegado André Luiz. 

O gente penitenciário agredido pelos detentos sofreu seis cortes de faca na região da cabeça e diversos hematomas pelo corpo. Sem risco de morte, ele foi socorrido para o Hospital Municipal de Vazante. 

Procurada, a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) informou que todos os detentos serão transferidos pela Subsecretaria de Administação Prisional (Suapi) para unidades prisionais da região. 

Reincidência

De acordo com veículos de imprensa de Vazante, na última quarta-feira (11) houve um princípio de rebelião na Cadeia Municipal. Os presos estragaram uma das câmeras de segurança do pátio e provocaram diversos danos.

Entre os detentos foragidos está um rapaz de 24 anos que tem passagens por furto, roubo e até um homicídio. Este mesmo jovem já chegou a fugir da cadeia em agosto de 2014. Entre os demais presos que ainda não foram encontrados estão condenados e detidos por tráfico em sua maioria, lesão corporal. Eles tem idades entre 24 e 53 anos. 

Neste sábado (14), houve um princípio de motim no Presídio Floramar, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas. A Polícia Militar disse apenas que o tumulto começou por volta das 10h e que às 12h já teria sido controlado. Um leitor, que preferiu não ser identificado, contou que a rebelião começou porque familiares dos detentos não puderam entrar na instituição para as visitas.

Atualizada às 19h25

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.