Despedida do inverno

Previsão do tempo: BH espera recorde de calor para sábado, e chuvas após domingo

Despedida do inverno em Belo Horizonte será com recorde de calor e chuvas significativas para aliviar o tempo seco; primavera começa em uma semana

Por Lara Alves
Publicado em 16 de setembro de 2020 | 10:34
 
 
Calor Foto: Alex de Jesus

A despedida do inverno promete trazer alívio para moradores de Belo Horizonte e da região metropolitana. Após semanas com tempo seco e calor extremo, uma frente fria que avança pela região Sul do Brasil deverá provocar chuvas significativas em Minas Gerais a partir do próximo domingo (20) – aliás, a entrada da primavera na próxima quarta-feira (23) garantirá, pelo menos, uma semana com umidade do ar um pouco mais elevada e temperaturas mais amenas abaixo de 30ºC.

Entretanto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até lá a situação permanece complicada no entorno da capital mineira e às vésperas da chegada da frente fria espera-se um recorde de calor em BH. Segundo o meteorologista Cléber Souza, acredita-se que os termômetros vão marcar 35ºC no próximo sábado (19) e, possivelmente, a cidade terá seu dia mais quente do ano na data.

“A aproximação da frente fria provoca uma elevação da temperatura. Portanto, antes que ela chegue à capital, teremos um dia muito quente com recorde de temperatura máxima do inverno e, provavelmente, recorde de calor do ano. A partir de domingo a situação melhora muito, há uma grande chance de chuva”, detalha ele. As precipitações devem ocorrer em BH entre domingo e quarta-feira e, com as chuvas, a umidade do ar melhora e as temperaturas caem.

Como a frente fria ainda não chegou a Minas Gerais, ainda não é possível precisar se estas chuvas serão intensas e quais regiões elas atingirão. “Nós acreditamos, hoje, que serão chuvas significativas, mas que podem ser bem localizadas. Esperamos chuvas mais fortes principalmente nas regiões Sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes de Minas Gerais. Mas, já sabemos que teremos um alívio em Belo Horizonte”, esclarece.

De acordo com o meteorologista, as chuvas começam na região Sul do Estado e avançam pelos setores do Triângulo, Oeste, região metropolitana de Belo Horizonte e até parte do Leste de Minas Gerais. Só não chove na região Norte, onde termômetros podem marcar até 40ºC nos próximos dias.

E até sábado?

Aparecimento de nuvens no céu com o decorrer da tarde e elevação das temperaturas permanecem sendo as principais características do tempo em Belo Horizonte até sábado (19). A cidade mantém pelos próximos três dias – contando esta quarta-feira – temperaturas mínimas próximas de 15ºC e máximas de 30ºC. Ainda não chove nestes dias e a umidade relativa do ar permanece baixa, com índices inferiores a 30% – ideal mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como dica para driblar os efeitos do tempo seco no organismo, a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda que moradores da cidade mantenham uma boa hidratação no decorrer do dia, evitem atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h e durmam em locais arejados e, se possível, umedecidos por aparelhos ou com uma bacia com água.

Veja outras dicas:

09h20 - A atuação de massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, até às 18h desta quinta-feira (10). Redobre a sua atenção e hidrate-se. Fonte: Defesa Civil de BH pic.twitter.com/SFRoIDkuhO

— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) September 4, 2020