Pandemia

Primeira pessoa vacinada contra Covid-19 em Minas Gerais é técnica de enfermagem

A aplicação da dose da CoronaVac ocorreu na noite desta segunda-feira (18); Maria Bom Sucesso, de 57 anos, atua há mais de dez anos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Eduardo de Menezes

Seg, 18/01/21 - 21h49
Primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Minas Gerais foi Maria Bom Sucesso, técnica em enfermagem | Foto: Ramon Bitencourt/ O Tempo

Ouça a notícia

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Minas Gerais foi a técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso, de 57 anos. Ela atua há mais de dez anos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro, que, desde março de 2020, atende apenas pacientes com Covid-19.

Emocionada, Maria disse que 2020 foi um ano difícil por causa de um vírus “devastador”. Ela aproveitou o momento para pedir a todos que não se descuidem das medidas de controle do novo coronavírus: “Eu sempre  tinha em minha mente em dar o meu melhor. Nesse momento triunfal, em que está chegando a vacina, a nossa luz no final do túnel, eu peço à população que se vacine, mas que também não deixe de usar a máscara, de lavar as mãos. Isso (a pandemia) vai viver com a gente por um tempo, mas vai passar”, disse com os olhos cheios de lágrimas.

Na sequência, receberam a primeira agulhada o técnico em enfermagem Thiago Libério, de 39 anos; a enfermeira Adileia Pereira de Jesus Cardoso, de 52, o fisioterapeuta Moisés Alves Senra, de 39 anos; e a médica intensivista clínica Teresa Gamarano Barros, de 39. 

A aplicação das doses da CoronaVac ocorreu na noite desta segunda-feira (18), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana de BH. O evento teve a presença do governador Romeu Zema. 

Todas as 577 mil doses destinadas a Minas Gerais desembarcaram em 241 caixas. “Sem o SUS,  não tem vacina” disse a enfermeira Adriana Vilella Ávila de Castro, escolhida para aplicar a primeira dose da vacina anti-Covid em Minas. 

Logística 
A distribuição das vacinas em Minas começa na manhã desta terça-feira. A partir das 4h30, as doses já sairiam do hangar do governador, do aeroporto da Pampulha, para todo o Estado. A previsão é que todos os imunizantes sejam entregues até esta quarta-feira (20) - estimam-se 30 horas de voo para que todos os imunizantes cheguem até as 853 cidades mineiras no prazo previsto. As vacinas irão para todas as 28 regionais do Estado, e as Forças de Segurança vão cuidar da logística. Ao todo, são 14 rotas programadas. 

Público-alvo

Devem ser vacinadas na primeira fase 277 mil pessoas do grupo prioritário - profissionais da área de saúde, indígenas, maiores de 75 anos e moradores de lares de instituições permanentes. A segunda dose deverá ser aplicada entre 15 e 21 dias depois da primeira. 

O governador Romeu Zema afirmou ter sido um prazer acompanhar a vacinação. “A vacinação no Estado começa amanhã (nesta terça, 19) cedo”, prometeu. Cada prefeitura pode enviar um veículo para receber as doses nas 28 regionais. As Forças de Segurança vão levar as doses até o município que não tiver condições de buscar.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.