IRREGULAR

Problemas da Copasa em 142 cidades de MG pautam reunião no Ministério Público

Empresa vai criar forma de contato exclusivo para os órgãos de defesa do consumidor

Por Isabela Abalen
Publicado em 16 de abril de 2024 | 12:08
 
 

Um relatório do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) traz dados detalhados de ao menos 123 processos relacionados à prestação de serviços da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no Estado. As irregularidades tramitam no Ministério Público e correspondem a erros de cobrança e falhas no abastecimento de água, por exemplo. Este foi o assunto debatido na reunião entre o Procon e a empresa nessa segunda-feira (15 de abril). 

De acordo com o MPMG, o promotor de Justiça Glauber Sérgio Tatagiba do Carmo, coordenador do Procon-MG, entregou o relatório aos representantes da Copasa e cobrou um melhor relacionamento com a empresa. Segundo ele, os integrantes de órgãos de defesa do consumidor têm dificuldades para notificar a companhia, e existe uma “ausência de respostas” sobre as demandas. 

O promotor também solicitou que a Copasa fizesse um estudo para identificar soluções para os problemas que tramitam no Ministério Público. Pela empresa, o assessor da diretoria adjunta jurídica, Eduardo de Castro Resende, garantiu que irá dar informações sobre todos os processos do relatório. 

O diretor Castro Resende prometeu que a Copasa vai criar uma forma de contato exclusivo entre empresa e os órgãos de defesa do consumidor para facilitar a solução dos problemas nos municípios de Minas Gerais. “A concessionária tem empreendido esforços para aprimoramento das respostas aos consumidores e aos órgãos de defesa do consumidor”, acrescentou. 

Precisa relatar algum problema com o serviço? Canais de atendimento da Copasa: 

Para problemas como: 

  • Correção de vazamentos de água e esgoto.
  • Religação ou corte de água.
  • Falta de água.
  • Informar autoleitura do hidrômetro.
  • Segunda via da conta.

São formas de contato:

  • Envie WhatsApp: 31 99770-7000 (segunda a sexta-feira, de 8h às 16h)
  • Ligue 115 ou 0800 0300 115
  • Use o aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android
  • Acesse a Agência Virtual e WebChat, ambos disponíveis em www.copasa.com.br. (A Agência Virtual está disponível todos os dias, 24h por dia. Já o atendimento humanizado via WebChat é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h). 
  • Vá a uma agência de atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio no site www.copasa.com.br ou pelo call center (0800 0300 115 ou 115).