Um relatório do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) traz dados detalhados de ao menos 123 processos relacionados à prestação de serviços da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no Estado. As irregularidades tramitam no Ministério Público e correspondem a erros de cobrança e falhas no abastecimento de água, por exemplo. Este foi o assunto debatido na reunião entre o Procon e a empresa nessa segunda-feira (15 de abril).
De acordo com o MPMG, o promotor de Justiça Glauber Sérgio Tatagiba do Carmo, coordenador do Procon-MG, entregou o relatório aos representantes da Copasa e cobrou um melhor relacionamento com a empresa. Segundo ele, os integrantes de órgãos de defesa do consumidor têm dificuldades para notificar a companhia, e existe uma “ausência de respostas” sobre as demandas.
O promotor também solicitou que a Copasa fizesse um estudo para identificar soluções para os problemas que tramitam no Ministério Público. Pela empresa, o assessor da diretoria adjunta jurídica, Eduardo de Castro Resende, garantiu que irá dar informações sobre todos os processos do relatório.
O diretor Castro Resende prometeu que a Copasa vai criar uma forma de contato exclusivo entre empresa e os órgãos de defesa do consumidor para facilitar a solução dos problemas nos municípios de Minas Gerais. “A concessionária tem empreendido esforços para aprimoramento das respostas aos consumidores e aos órgãos de defesa do consumidor”, acrescentou.
Para problemas como:
São formas de contato: