Operação Alibabá

Quadrilha usava armamento pesado para roubar eletrônicos na BR-381

Cinco suspeitos foram detidos pela Polícia Civil suspeitos de roubarem coletes balísticos, armas e cargas de eletrônicos no trecho da rodovia entre São Joaquim de Bicas e Itatiaiuçu

Ter, 30/06/15 - 18h12

Uma quadrilha que vinha agindo de forma violenta, usando armamento pesado, para roubar principalmente cargas de eletrônicos a BR-381 foi desarticulada por policiais civis da Delegacia Especializada em Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas, da Divisão de Operações Especiais (Deoesp). O bando foi preso durante a operação denominada "Alibabá" e apresentados nesta terça-feira (30). 

Conforme as informações divulgadas pela Polícia Civil (PC), a investigação teve início em fevereiro deste ano, quando a quadrilha tentou roubar um caminhão com uma carga de eletrônicos, mas conseguiu pegar somente as armas ao render a escolta que acompanhava o caminhão. Neste roubo, foram levadas, mediante violência, uma escopeta calibre 12, uma pistola 380, um revólver 38 e dois coletes balísticos.

Os policiais da unidade conseguiram identificadas várias ações criminosas do grupo na BR 381, entre os municípios de São Joaquim de Bicas e Itatiaiuçu, nas regiões metropolitana de Belo Horizonte e Central do Estado, respectivamente. Os suspeitos abordavam veículos de transporte, quase sempre de equipamentos eletrônicos, com o objetivo de roubar a carga e as armas da escolta. Outra  ação do grupo ocorreu no dia 6 de maio, quando foram roubados também coletes balísticos e armas da escolta de uma carga de videogames, que era transportada em um contêiner.

Dois dos suspeitos, ambos de 25 anos, foram presos no dia 29 de abril após trocarem tiros com uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, também na BR 381, no município de Oliveira. Com eles, estava um veículo roubado e um aparelho bloqueador de sinais, usado por quadrilhas especializadas neste tipo de crime para anular rastreadores e iscas inseridas nas cargas.

No dia 18 de junho, os policiais conseguiram prender em flagrante outros dois membros da quadrilha, de 19 e 24 anos, por roubo majorado e adulteração de sinais identificadores de veículos automotor. Outro suspeito, de 28 anos, foi detido por formação de quadrilha e receptação qualificada no mesmo dia.

Produtos recuperados

Durante a operação "Alibabá", a polícia recuperou parte dos produtos eletrônicos roubados, um veículo Fiat/Fiorino também roubado e com sinal de identificação adulterado e um aparelho bloqueador de sinais. O delegado Hugo Arruda, que coordenou as ações policiais, acredita ter desarticulado uma importante quadrilha, pois o grupo ameaçava a segurança dos profissionais da área de transporte de cargas que, mesmo sendo escoltados, sofriam com a violência.

“Além dos roubos em si, o grupo agia com muita violência, usando inclusive fuzil para amedrontar os motoristas e os profissionais que faziam a escolta”, finalizou o delegado responsável pela prisão do bando.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

PC