Contagem

Rodoviários fazem manifestação no Eldorado nesta manhã

De acordo com a Polícia Militar (PM), o ato foi pacífico e aconteceu na avenida João César de Oliveira; grupo protestava contra retirada de trocadores dos coletivos

Ter, 28/04/15 - 07h51
Motorista pararam os coletivos em apoio aos colegas. | Foto: Rodrigo Santiago/Webrepórter

Cerca de 50 rodoviários estiveram na avenida João César de Oliveira, no bairro Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, realizando uma manifestação, na manhã desta terça-feira (28).

De acordo com a Polícia Militar (PM), o ato foi pacífico e o grupo caminhou, sentido Cidade Industrial. Conforme a Autarquia Municipal de Trânsito de Contagem (Transcon), os manifestantes não chegaram a impedir completamente o tráfego, que ficou lento, devido ao fato de os veículos terem que "segui-los", por estarem andando na via. 

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Contagem (Sittracon), o objetivo da manifestação é a insatisfação com a intenção das empresas em acabar com a função de cobrador nos coletivos.

"O motorista não pode dirigir, falando no celular, ele não pode dirigir e falar com o passageiro, mas ele pode dirigir e cobrar?", questiona Renato Santos, coordenador administrativo do Sittracon.

A intenção patronal seria redução de custos. A reportagem de O TEMPO tentou contato por telefone com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitanos (Sintram), mas as ligações não foram atendidas.

Setop quer estabelecer novo padrão

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que não há legislação específica que regulamente a circulação dos ônibus sem cobrador. Por meio de nota, a secretaria afirmou que está revendo procedimentos da gestão anterior com o objetivo de estabelecer um novo padrão para a não utilização do cobrador no interior do veículos. Este novo padrão, segundo a pasta, irá considerar não apenas o porte do veículo e a quantidade de usuários que utilizam o cartão Ótimo nas linhas, mas, também, as vias percorridas pela linha e o perfil do usuário, entre outros.

Atualmente, cerca de 14% da frota do Sistema Metropolitano de Transportes, que possui 3.088 veículos, circula sem cobrador.

Atualizada às 18h04

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.